A Prefeitura de Andorinha realizou na manhã desta quinta-feira (28), uma Audiência Pública de Prestação de Contas do Município. Na ocasião, o controlador interno geral, Amador José, exibiu uma avaliação das metas fiscais até o segundo quadrimestre de 2017.
Na explanação, exibida em telão ao público presente, foi explicada a aplicação dos recursos em todas as áreas da gestão.Durante a apresentação foi esclarecido um pouco os conceitos básicos da contabilidade como: Receitas, Despesas, Receita Corrente Líquida, Resultado Primário, Dívida Consolidada e Despesas com Pessoal.
“ A prestação de contas, por meio da audiência pública, é uma das maneiras de mostrar à população, onde estão sendoaplicadas as verbas, mas também de abrir espaço para o esclarecimento de dúvidas”, pontuou o controlador interno, José Amador.
“Numa conta simples, se planeja de acordo com a previsão de arrecadação no ano. O grande problema é que a crise econômicaacarretou numa expressiva queda na receita e as despesas se mantiveram. Resultado: déficit, que vem sendo combatido com cortes pontuais”, salientou o secretário de Administração, Adilberto Evangelista.
Participaram da audiência, secretários de governo, vereadores, servidores de todas as áreas e população em geral. A Audiência Pública atende a Lei Complementar n° 131/2009 Lei da Responsabilidade Fiscal nº 101/2000, Art. 9°, § 4°, as quais versam sobre os princípios da publicidade e da transparência nos atos públicos.