O suicídio é um grave problema de saúde pública mundial. Segundo a OMS, aproximadamente 1 milhão de pessoas morrem por suicídio a cada ano. É a terceira causa de morte entre jovens e o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial. Por tudo isso, esse assunto não pode ser negligenciado. Assim, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial, convida a todos para participar do ‘I Workshop em va lorização da vida’, que acontecerá no dia 28 de setembro (quinta-feira), das 8h às 12h, no Polo UAB. O evento contará com a participação de membros do Departamento de Saúde Mental e do CVV (Centro de Valorização da Vida – Petrolina) para alertar a situação de suicídio no município.

Por que não se fala em suicídio? Por que as pessoas se matam? Por que frente a situações “semelhantes” alguns se precipitam num ato suicida e outros não? Por que para alguns a morte parece ser a única saída?

Pensar em suicídio faz parte da natureza humana. O suicídio é uma das formas de lidar com o sofrimento. É um ato radical que expressa dor, desespero e desesperança diante da vida. Quando o sofrimento atinge níveis insuportáveis, a morte, muitas vezes, se apresenta como única saída capaz de pôr um fim a dor de existir. Nesses momentos, a pessoa inicia uma busca incessante de acabar com seu sofrimento. Por isso, quem se decide pela morte necessita ser acolhido, escutado, respeitado. Alguém que precisa de ajuda e não de críticas, julgamentos ou condenação.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Compartilhe isso