Conforme portaria do Ministério de Ciência, Tecnologia , Inovações e Comunicações (MCTIC) , o cronograma de desligamento da TV analógica acontece de forma paulatina até o ano de 2023, prazo final para o desligamento total no país do sinal analógico com a passagem para o digital.

Jailson Santana, técnico de manutenção de transmissores, vinculado à Secretaria de Administração, orienta a população para não se precipitar em busca de conversores.

“Quem usa os televisores mais antigos podem ficar despreocupados, não há necessidade urgente de correr para lojas e comprar o conversor, os transmissores analógicos das emissoras instalados em Bonfim vão continuar ligados até o dia 31 de dezembro de 2023 ”, alertou.

Jailson ainda esclareceu que após o desligamento, as geradoras continuam transmitindo, por um mês, uma cartela fixa na tela dos televisores alertando os telespectadores que não se prepararam antecipadamente.

Atualmente, apenas a TV São Francisco/afiliada da Rede Globo e a TV Itapoan/afiliada da Record TV estão transmitindo em analógico e digital. As outras emissoras, Band Bahia,Aratu/SBT, Rede Vida,TV Educativa,RIT TV e Rede Novo Tempo – continuam operando em analógico.

Kits gratuitos

A portaria nº 3.493,também garante kits gratuitos para que a população de baixa de renda, beneficiária de programas sociais do governo federal, tenha acesso à TV digital gratuita. Os kits são compostos por uma antena UHF e um conversor com controle remoto.

Em Senhor Bonfim e em todas as cidades previstas para desligar o sinal analógico em 23, o kit só será distribuído no ano do desligamento do sinal. Momentaneamente, os interessados já podem fazer um pré cadastro no site – www.sejadigital.com.br ouligar para 147.

Compartilhe isso