A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizou na Academia da Saúde, localizada no Parque da Cidade, a segunda fase do mutirão de atendimentos de consultas para diagnósticos e tratamento do glaucoma no município.

A coordenadora do Oftalmodiagnose, Loreane Reis, falou sobre a realização da segunda fase do mutirão de combate ao Glaucoma, “Hoje, nós estamos realizando o acompanhamento trimestral do paciente com glaucoma e cadastrando novos pacientes. Esse acompanhamento é necessário para ver se o problema visual está sendo combatido de maneira eficaz, se o paciente está usando o medicamento de maneira correta, se existe alguma alteração mesmo com o paciente estando medicado e realizando novos cadastros e retirada de medicação”, concluiu.

Durante a ação foram atendidas 480 pessoas, sendo que alguns pacientes já pertencentes ao programa retornaram e passaram pela revisão. Outros pacientes passaram pela triagem, realizaram pré-atendimento com aferição da pressão intraocular e avaliação médica para detectar a apresenta dos sintomas da doença através do exame de campo visual. Os pacientes com diagnóstico positivo receberam gratuitamente o colírio indicado para o tratamento. Com a realização das consultas e exames, o objetivo do mutirão do glaucoma foi realizar o diagnóstico precoce e encaminhar o paciente para o tratamento adequado.

O glaucoma é uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada a segunda causa de cegueira no mundo. Por ser silenciosa a pessoa tem dificuldade de sentir os sintomas do glaucoma. E quando descobre, muitas vezes, está em estado avançado, o que gera dificuldade para recuperar a visão periférica, que pode levar à cegueira.

Compartilhe isso