Aconteceu na sede da Associação Patrocínio São José, antigo Orfanato Casa do Sorriso no bairro Bonfim 3, o lançamento do Projeto Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), núcleo Senhor Bonfim.O PELC é uma realização do Governo do Estado da Bahia e Ministério do Esporte, por intermédio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com apoio da Prefeitura de Senhor do Bonfim.

Participaram da cerimônia de abertura, o prefeito Carlos Brasileiro; a prefeita de Itiúba, Cecilia Petrina; o deputado estadual Bobô; o diretor-geral da (SUDESB) ,Elias Dourado; Paulo Lacerda ,representante do Ministério dos Esportes; Diogo Rios, secretário de esportes ; Gustavo Miranda, ex-secretário municipal; o vereador Andreilton Almeida de Senhor do Bonfim e o vereador Vagner Lavour do município de Andorinha.

“O Programa Esporte e Lazer da Cidade tem o objetivo de oferecer a prática de atividades físicas, culturais e de lazer a 40 mil pessoas de todas as faixas etárias, em 100 núcleos distribuídos em 78 municípios baianos”, disse Elias Dourado, diretor da Sudesb.

Após o lançamento oficial do programa, coordenadores de núcleos, coordenadores pedagógicos e os agentes sociais que serão responsáveis pela a execução do projeto nos treze municípios que compõem o núcleo de Senhor Bonfim, iniciaram a capacitação que aconteceu de 11 a 13 de setembro.

Nos três dias de formação, 91 profissionais foram capacitados.”O Pelc é uma importantíssima ferramenta de cidadania que mistura a cultura o lazer e o esporte, não tenho dúvida que vai mudar a vida de muitas pessoas”, comentou o deputado Bobô.

Além de Senhor Bonfim, estão participando os municípios de Andorinha, Jaguarari, Filadélfia, Itiúba, Serrolândia, Jacobina, Mairi, Campo Alegre de Lurdes, Chorrochó, Rodelas, Várzea da Roca e Várzea do Poço.A ação vai proporcionar aos usuários, durante 20 meses, atividades esportivas, culturais de lazer, atendendo pessoas com ou sem deficiência, buscando estimular a convivência social nas comunidades e municípios.

O Pelc contempla atividades de alongamento, caminhada, ginástica; vôlei, handebol, basquete, futebol e futsal; karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação; música, teatro, artesanato, dança, capoeira, leitura infantil e brinquedoteca; recreação, dama e xadrez.“É um programa inovador porque onde tem esporte tem vida. Essa é mais uma conquista fantástica para população de Senhor do Bonfim”, enfatizou o prefeito Carlos Brasileiro.

As atividades terão início no mês de outubro em todos os núcleos do estado da Bahia. O núcleo de Senhor do Bonfim vai atender 400 pessoas.

Compartilhe isso