A prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (03) na sala de reuniões da SEMED a 1ª formação com os alfabetizadores que irão trabalhar com a educação de jovens e adultos no Programa Todos pela Alfabetização (TOPA). Durante a formação a Secretária de Educação, Cristiane Maia e as Coordenadoras Técnicas Municipais do Topa apresentaram o cronograma e conteúdo didático. Durante o encontro foi realizado uma dinâmica de grupo visando uma maior interação entre os novos alfabetizadores do programa de alfabetização.

Os programas do Ministério da Educação (MEC) têm como objetivo ensinar jovens e adultos que não tiveram, ao longo de sua vida, a oportunidade de serem alfabetizados. Os professores alfabetizadores contratados atenderão estudantes da sede e zona rural de Senhor do Bonfim. Estes, posteriormente, estarão em salas de aula contribuindo para a educação de jovens, adultos e idosos de modo a contribuir para a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como um direito de todos. Para isso, realiza parcerias entre a União, os Estados e os Municípios.

A Secretária de Educação falou da importância do programa Topa para os adultos que estão retomando a escola. “Esse programa tem uma importância imensurável não só por ensinar a ler e escrever. Mas por que muito mais do que elevar a escolaridade, muito mais do que aprender a ler e escrever, impacta diretamente na elevação da autoestima e na melhoria da qualidade de vida dos beneficiados. O objetivo maior é socializar essas pessoas”, falou Cristiane Maia.

 

Compartilhe isso