A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria de Saúde disponibiliza a população pontonovense os seguintes exames e procedimentos através da Central de Marcação de Consultas e Exames:

Ultrassonografias: Com atendimentos regulares de dois médicos ultrassonografistas contratados pelo município. São realizados mensalmente cerca de 100 exames de ultrassonografia agendados, mais um quantitativo de urgências e solicitações de pacientesinternados através dos médicos: Dr. Wellington que atende todas as terças-feiras à tarde no Hospital Nossa Senhora de Fátima nas modalidades: obstétrica, transvaginal, mama, testículos e hignal e Dr. Brandão, que atende uma vez ao mês, no horário da manhã nas modalidades, abdômen total, rins, vias urinárias, próstata, carótidas com dopler e musculo-esqueléticas.

As solicitações de ultrassonografia de urgências/emergências são encaminhadas para clínicas conveniadas em Senhor do Bonfim. Somente no primeiro semestre deste ano foram realizados 480 exames ultrassonográficos.

A Secretaria disponibiliza atendimentos das especialidades: Pediatria, Cardiologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Dermatologia, Fisioterapia e Ortopedia, todas com agendamentos programados e divulgados para que toda a população sejam elas, da zona urbana ou rural, tenham acesso, além de ofertar os seguintes exames e procedimentos: ultrassonografia, eletrocardiograma, raios-X, exames laboratoriais, teste da orelhinha, teste do pezinho.

As aglomerações observadas em dias de agendamento devem-se ao grande número de exames ofertados, como por exemplo: Nos dias de agendamento de USG são ofertadas, além das fichas de agendamento normais, mais 60 fichas.

As solicitações de exames de média e alta complexidade são recebidas e cadastradas nos respectivos programas para agendamento via “sistema” em lista única e sistema vida integrado.

O agendamento é realizado mediante a apresentação da requisição médica, RG, cartão SUS e comprovante de residência.

A Secretaria informa que nos dias de atendimento são distribuídas senhas por ordem de chegada e, portanto, geram-se filas de pacientes para marcação de exames e consultas nas especialidades ofertadas pelo município. Esclarece ainda que na última terça-feira, dia 02 de agosto, foram marcados 40 exames de ultrassonografia.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo – BA
Compartilhe isso