A prefeitura de Senhor do Bonfim por meio da Secretaria de Educação promoveu nesta quarta-feira (26) na Escola Municipal Thomaz Guimarães palestra de orientação sobre a importância de bons hábitos na terceira idade. A orientação alimentar foi ministrada pela nutricionista Starley Sant’ana e contou com a presença da diretora da escola – Aline Valéria Coelho e com a participação de técnicos em nutrição.

Durante a palestra foram apresentadas dicas para envelhecer com saúde, entre elas:

1 – Pratica atividades físicas – A prática regular de exercícios proporciona mais disposição e previne o surgimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto.

2 – Alimentação saudável – Enriquecer a alimentação diária com grãos integrais, frutas, legumes e verduras é muito importante para a saúde. Fonte de cálcio e vitamina D, o leite e seus derivados evitam a osteoporose. As proteínas são aliadas na preservação do sistema imunológico e dos músculos. Enquanto as fibras atuam no bom funcionamento do intestino. Já as gorduras boas, auxiliam a prevenir doenças do coração.

3 – Ingestão de água – Ingerir, no mínimo, oito copos de água por dia. Essa é a orientação para melhorar a digestão, reduzir o inchaço, evitar infecções e aumentar a absorção de nutrientes pelo organismo, que passa a funcionar corretamente, elevando as chances de uma velhice saudável.

4 – Exercite o cérebro – Leia, assista a filmes, jogue baralho, palavras cruzadas, ou até mesmo aprenda uma nova língua. O que vale é praticar atividades que estimulem o raciocínio. Ao fortalecer o cérebro, você também previne a perda de memória.

5 – Ter sono regular – Durma cerca de sete a oito horas por noite. A privação do sono pode comprometer a concentração e o raciocínio, gerar ganho de peso e até o envelhecimento precoce. Respeite a necessidade de descanso mental e físico do seu corpo. Assim, na hora de dormir, evite atividades e situações que possam interferir no sono. Lembre-se: quem dorme menos do que o necessário fica propenso a infecções, obesidade, hipertensão, diabetes, além de baixa qualidade e expectativa de vida.

6 – Abandonar maus hábitos – Evite o cigarro, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e atitudes motivadas pelo estresse no trabalho ou em casa. Esses comportamentos aumentam a produção de radicais livres no organismo, que, em excesso, levam ao envelhecimento precoce e diminuem a saúde. Cultive boas relações e dedique mais tempo ao que te faz sentir bem.

A palestra teve como foco principal a alimentação saudável para a terceira idade e a nutricionista passou informações importantes para os idosos da comunidade local. “A dieta para idosos deve ser balanceada para proporcionar um ótimo estado nutricional, prevenindo ou tratando disfunções orgânicas e problemas de saúde. Para isso, todos os nutrientes devem ser ingeridos e a alimentação deve estar adequada quantitativa e qualitativamente”, falou Starley.

Compartilhe isso