Um dos maiores problemas enfrentados durante anos pela população de Jaguarari era sem dúvida o lixão situado à entrada da cidade, sentido Senhor do Bonfim- Jaguarari.
Com uma quantidade enorme de lixo sendo despejado todos os dias de maneira desordenada e desorganizada, o local era um péssimo cartão de visita para o município. Não havia cuidado por parte do poder público, que incinerava uma parte dos resíduos, fazendo com que a fumaça tóxica que invadia a cidade e a estrada BR 407 causasse um grande incômodo. Por vezes o lixo era levado pelo vento, invadindo terrenos vizinhos, prejudicando criações e chegando até a estrada da entrada da Gameleira.
Após assumir a prefeitura, o prefeito Everton Rocha acionou as Secretarias de Obras e Meio Ambiente para modificar o lixão, adequando-o de forma que não prejudicasse a saúde pública, a estrada e a imagem da entrada da cidade.
A Secretaria de Meio Ambiente realizou um estudo e vistoria da área, para que o lixão se transforme em breve num aterro controlado, como determina a Política Nacional de resíduos sólidos. Enquanto isso, a prefeitura realizou a terraplanagem no local, além de reciclagem dos resíduos passíveis de reaproveitamento e compactação do restante, conseguindo já dar uma cara nova para o local. Hoje em dia, quem passa pela BR 407 sequer percebe que ali havia um lixão que era motivo de vergonha ao município, como pode ser visto nessas fotografias da situação antes e depois.

ASCOM | PMJ

Compartilhe isso