Caravana agroecológica percorre seis municípios no semiárido baiano

Teve início hoje, dia 26, a ‘Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano: nos Caminhos das Águas do São Francisco’, que percorrerá até o próximo dia 30 seis municípios da região de Juazeiro. Mais de 40 instituições estão envolvidas, entre elas o Ministério Público estadual, que participa da comissão geral responsável pela articulação das ações.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco (Nusf) do MP, promotora de Justiça Luciana Khoury, o objetivo é, com incentivo à participação popular, “observar, refletir, discutir e buscar soluções conjuntas para questões relacionadas a conflitos de água na Bacia do São Francisco e do Salitre, impactos do uso de agrotóxicos e da mineração, para problemas causados por falta de saneamento, além de anunciar experiências de agroecologia com produções sustentáveis”. Entre os resultados esperados, estão a provocação de políticas públicas e sociais, a identificação de violações de direitos, a contribuição com informações para o Dossiê dos Impactos dos Agrotóxicos na Bahia e a elaboração de uma Carta Política da ‘Caravana’.

A caravana está organizada em duas rotas, cada uma contando com participação de 35 pessoas. A primeira percorrerá os municípios de Campo Formoso, Jacobina e Juazeiro, e a segunda estará em Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Remanso.

Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502

Compartilhe isso