De acordo com a Agerba, a expectativa é que cerca de 170 mil pessoas deixem a capital com destino ao interior no período de 18 a 24 deste mês

A quase uma semana do São João, o clima nos guichês da Rodoviária de Salvador já mudou. A procura de passagens com destino ao interior do estado já era grande nesta sexta-feira (16). De acordo com a Agerba (agência que regula os transportes públicos no estado), a expectativa é que cerca de 170 mil pessoas passem pelo terminal com destino ao interior entres os dias 18 e 24 deste mês.

Durante esse período, o terminal, além de continuar operando com 540 viagens por dia, vai abrir 1.600 novos horários para atender a demanda dos passageiros. Os destinos mais procurados são as cidades de Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Conceição de Feira, Santo Antônio de Jesus, além das cidades litorâneas ao longo da BA-099 (Estrada do Coco).

Movimentação na rodoviária é intensa por causa dos feriados
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Apesar das filas que já começaram a ficar longas desde quinta-feira (15), este ano, segundo o coordenador de fiscalização da Agerba, Abdul-Ramid, o número de passageiros que vão deixar a capital deve diminuir em relação ao ano passado, quando 177 mil pessoas embarcaram para curtir os festejos juninos. A explicação para a baixa procura está seca prolongada que castiga mais da metade dos municípios baianos. “Além da crise financeira do país e a seca em algumas cidades, as prefeituras do interior optaram por cancelar as festas e isso pode ser sentido no fluxo de pessoas que deixam a capital neste período do ano”, explica o coordenador.

A funcionária pública Fabiana Passos, 36 anos, poderia ter deixado para comprar a sua passagem nos próximos dias, já que a cidade que escolheu para curtir o arrasta-pé não está na lista das mais procuradas. Não quis arriscar. Aproveitou o dia de folga para ir pessoalmente até o guichê retirar a passagem para a cidade de São Felipe, no Recôncavo baiano. “Eu também tive a opção de comprar na internet, mas aprendi a lição há 3 anos, quando deixei pra última hora e tive que trocar a passagem e embarcar em um ônibus inferior ao anterior”, conta ela.

A esteticista Rejane Soares, 29 anos, também se antecipou na compra e no início das comemorações. Solicitou a passagem para Jequié, no Sudoeste baiano, na quarta-feira (14) pelo site da empresa de transporte. A viagem estava prevista para às 10h30 desta sexta-feira (16). Contou com a má sorte do carro quebrar no trajeto até a rodoviária, além da longa fila do guichê, onde deveria retirar pessoalmente o cartão de embarque. Penou na fila durante 30 minutos até ouvir da atendente que o ônibus que ela pretendia viajar havia partido.

 Esteticista Rejane Soares se antecipou na compra
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

“Agora vou tomar chá de cadeira até as 12h30. Vou entender todo esse transtorno como um livramento de Deus, viu? Não era pra eu viajar nesse ônibus mesmo”, brinca. A troca da passagem para um novo horário lhe custou R$15 a mais, além de alguns minutinhos de espera.

Para evitar esses transtornos, tão comuns nesta época do ano, o coordenador de fiscalização da Agerba avisa que em dias de grande movimentação, como os que antecedem às festas de São João, o passageiro deve chegar no terminal com pelo menos 30 minutos antes do embarque. Reservar a poltrona com antecedência pela internet ou pessoalmente no terminal também é uma solução para não ter dor de cabeça. “Passageiros que deixam para comprar a passagem de última hora vai enfrentar as enormes filas, sem contar no engarrafamento da região por conta das obras do metrô”, alerta Abdul-Ramid. A previsão da Agerba é que nos dias 22 e 23, 40 mil pessoas passem pela rodoviária por dia.

Cidades mais procuradas
Amargosa
Cruz das Almas
Santo Antônio de Jesus
Senhor do Bonfim
Irecê
Xique-Xique
Conceição de Feira
Piritiba
Santo Amaro
São Francisco do Conde
Itararé
Porto Seguro
Ilhéus
Itabuna
Juazeiro
Vitória da Conquista
Lençóis
Seabra

Além de comprar as passagens no próprio terminal, nos guichês das empresas de transporte, os passageiros também podem solicitar a reserva da poltrona pela internet. Como o cartão de embarque só pode ser retirado no terminal, a Agerba orienta os usuários a chegar com antecedência no local. As reclamações poderão ser feitas nos terminais rodoviários, onde existe postos da Agerba ou pelo telefone 0800 0710080 da Ouvidoria da Agência, todos os dias da semana, das 7h às 19h (Ligação Gratuita)

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