A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizou durante os dias 8,9 e 12 de junho o mutirão de atendimentos de consultas para diagnósticos e tratamento do glaucoma. O atendimento do mutirão realizado na Academia da Saúde, localizada no Parque da Cidade, colabora para o diagnóstico e o tratamento, viabilizando mais acesso aos serviços de saúde na área oftalmológica.
Com a realização das consultas e exames, o objetivo do mutirão do glaucoma foi realizar o diagnóstico precoce e encaminhar o paciente para o tratamento adequado. Durante a ação foram atendidas 359 pessoas, algumas já pertencentes ao programa, e outras passaram pela triagem com a admissão de novos pacientes ao programa, bem como o exame de campo visual juntamente com a entrega de colírio.
A coordenadora do Oftalmodiagnose, Loreane Reis, falou sobre a realização da ação de combate ao Glaucoma, “Durante a ação, será realizado um pré-atendimento com aferição da pressão intraocular, depois os pacientes realizarão uma avaliação médica para detectar a apresenta dos sintomas da doença. Os pacientes que forem diagnosticados serão encaminhados para que recebam o devido tratamento. Para os pacientes em tratamento e os que forem diagnosticados durante o mutirão receberão o colírio, medicamento indicado para o tratamento e que provoca a diminuição da pressão intraocular”, concluiu.
O glaucoma é uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada a segunda causa de cegueira no mundo. Por ser silenciosa a pessoa tem dificuldade de sentir os sintomas do glaucoma. E quando descobre, muitas vezes, está em estado avançado, o que gera dificuldade para recuperar a visãoperiférica, que pode levar à cegueira.
Compartilhe isso