Mutirão de Cirurgias realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com a Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim, iniciou na última quarta-feira (7) e encerrou, a primeira fase do projeto, na última sexta-feira, 9 de junho.
Dois caminhões equipados para realizar exames de Raio X (radiografia) ultrassom (USG) e eletrocardiograma (ECG) permaneceramestacionados na Rua Manoel Novais, nas proximidades do estádio municipal Pedro Amorim, durante os três dias, realizando procedimentos pré-operatórias. Os procedimentos cirúrgicos acontecerão a partir do dia 5 de julho, no Hospital Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim. Cirurgias de mioma, vesícula e retirada de hérnias (umbilical, inguinal, gástrica) foram oferecidas à população.
O mutirão também atendeu pacientes dos municípios do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. A média de atendimento foi de até 200 pacientes por dia. “Uma boa oportunidade, a cirurgia é rápida, o resguardado também diferente da tradicional que demora até 40 dias”, disse o vigilante Antônio Carlos.
No mutirão, as cirurgias de vesícula foram realizadas por vídeo, método minimamente invasivo, que oferece ao paciente menor risco de infecção, recuperação mais rápida e dor menos intensa.“ Os pacientes atendidos saíram daqui [mutirão] com as recomendações do médico, resultado dos exames e a cirurgia agendada”, ressaltou a secretária de saúde de Senhor do Bonfim, Angeli Matos.
Compartilhe isso