A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, promoveu audiência publica nesta terça-feira, dia 06, para discutir apresentação da LDO- Lei das diretrizes orçamentaria.

A Sessão foi presidida pelo vice-presidente da Câmara ,Vereador Carlos de Tijuaçu, que fraqueou a palavra ao Idelson Benedito, Controlador Interno da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, para conduzir a apresentação da segunda  audiência pública do Projeto de Lei do Executivo nº 08/2017, que trata sobre as Diretrizes Orçamentária para o exercício de 2018 – LDO. A terceira audiência ficou para esta quarta-feira, dia 07 ás 16 horas.

Encerrada apresentação da LDO, foi finalizada a sessão para incio da audiência com representantes de instituições bancarias.

Audiência com instituições financeiras

Atendendo ao Requerimento nº 001/2017, de autoria do Vereador Jorge Souza e Silva Filho, que convoca Audiência Pública para debater sobre a problemática das instituições bancárias deste município, o vice-presidente da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, vereador Carlos de Tijuaçu deu por aberta a Audiência para o fim especificado.

A Palavra foi Franqueada ao Vereador Jorge Souza e Silva Filho, autor do Requerimento, para fazer seus questionamentos

Dr.Jorginho,disse que os bancos são pacíficos de penalização, simplesmente pela falta de dinheiro nos caixas eletrônicos,principalmente nos fins de semana,que bastava o correntista fotografar o caixa eletrônico sem o oferecimento da opção saque e logo após o registro deve acionar  a instituição infratora na justiça e com certeza receberá a indenização pelo não oferecimento do serviço. ]

Dr. Jorginho falou ainda do não cumprimento da lei dos 15 minutos e cobrou do secretário de Administração Claudio Nunes, a execução das penalidades previstas na lei.

Convidados para compor a Mesa:

  • O Sr. Claudio Nunes, Secretário de Administração da Prefeitura de Senhor do Bonfim;
  • A Sra. Rosane da Silva Simas Veras, Gerente Financeira do Sicoob;
  • O Sr. Waldir Duarte do Nascimento, Gerente Geral do Bradesco;
  • O Sr. José Vieira Santana Silva, Gerente Geral Substituto do Banco do Nordeste;
  • O Sr. Edmar Guimarães de Farias, Gerente Geral do Banco do Brasil;
  • O Sr. Heriberto Gomes Dantas, Gerente Geral do Itaú;
  • O Sr. Antônio Souza de Deus, Gerente Geral da Caixa Econômica Federal.

Foi franqueada a palavra aos  Vereadores pelo tempo de três minutos, para fazerem seus questionamentos

 

  • Alexandre Ferreira:Lamentou a ausência da população e parabenizou a preposição do colega,vereador Dr.Jorginho,O edil fez criticas a falta de estrutura oferecida pelos do Nordeste e Banco do Brasil, que promovem uma verdadeira sofrência para os aposentados e que ele não era a favor da audiência e sim o cumprimento da lei com as devidas punições.
  • Hermógenes Almeida:Falou que já houve um grande avanço nos serviços bancários como implantação das senhas, portas giratórias, assentos para os clientes, mais a população sempre exigente cobra um menor tempo para realização dos serviços e que essas demandas  e a discussão era muito importante para serem discutidas naquela casa Legislativa.
  • Andreilto de Almeida Barbosa:Disse que as instituições financeiras no Brasil, visam os lucros invés da qualidade dos serviços oferecidos e que Senhor do Bonfim, esta dentro deste sistema.
  • Edson Ribeiro da Silva:Falou da falta de respeito das agencias bancarias para com o cidadão Bonfinense;
  • Eliseu Conceição de Souza:Fez cobranças ao secretário de administração Claudio Nunes, que o mesmo fizesse cumprir a lei,pois a população não suporta mais tantas humilhações e esperava uma explicação por parte das instituições.
  • .Gerivaldo Ribeiro Sampaio:Lamentou o congestionamento dentro dos bancos  e os reclames que ouve todos os dias por parte da população e que o problema também ocorre nas mesas de serviços.
  • João Carlos de Castro:Quis saber como funcionava o controle dos caixas eletrônicos e que  se esse abastecimento não poderia ser a noite para no dia seguinte ter dinheiro.
  • Laércio Muniz de Azevêdo Jr:Disse que os bancos ali representados por seus gerentes, que tinham suas limitações e que os secretários de administração, que tinha que fazer cumprir.O edil mostrou um vídeo com o descaso apresentado pelos bancos e disse que iria oficializar a denuncia junto a administração do Município se a questão era denuncia.
  • Lúcia Cristina Souza Cerqueira da Silva:Disse que a população necessitária oficializar as denuncias sobre o não cumprimento da lei por parte do secretário de administração.
  • Cleito Vieira:Perguntou aos senhores gerentes se o projeto de lei ali discutido era possível ser cumprido.
  • Reinaldo José da Silva:Fez criticas ao não funcionamento dos caixas eletrônicos nos fins de semana e considerou desrespeitoso o que bancos fazem com o povo.

Palavra franqueada aos representantes bancários:

  • Convidada a Sra. Rosane da Silva Simas Veras, Gerente Financeira do Sicoob, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 05 minutos:Disse que há 16 anos em Senhor do Bonfim, o banco vem prezando pelo bom atendimento e se ajustando dentro das normas e tem mantendo relacionamento com o governo Municipal e que vem melhorando seus serviços e que a cooperativa tem caixa eletrônico e que não vem tendo problemas com sua clientela.
  • Convidado o Sr. Waldir Duarte do Nascimento, Gerente Geral do Bradesco, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 05 minutos:Disse que houve uma redução de quase 50% do guichês e que a maioria dos correntistas emigraram para os caixas eletrônicos e maioria dos clientes  possuem cartão mais não sabem utilizar e que o banco disponibiliza dois funcionários para melhorar o atendimento.
  • Convidado o Sr. José Vieira Santana Silva, Gerente Geral Substituto do Banco do Nordeste, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 05 minutos:Pediu aos vereadores, que formalizassem ao Banco o pedido de instalação de terminais de auto atendimento, um grande anseio de todos os servidores.Falou que a greve dos vigilantes, esta causando mais impacto negativo do que  a própria greve dos bancários e que esta greve travou completamente os serviços dos bancos.
  • Convidado o Sr. Edmar Guimarães de Farias, Gerente Geral do Banco do Brasil, para fazer o uso da palavra: Disse que 40% dos saques era oriundo de outros Municípios e que a falta de dinheiro era causado não pela falta de dinheiro e sim pela limitação da capacidade dos terminais.
  • Convidado o Antônio Souza de Deus, Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 05 minutos:Disse que os números apresentados pela Caixa Econômica é excepcional e que o banco vem cumprimento a meta dos 15 minutos e que neste período de pagamento das contas inativas, vem congestionando a agencia e que este aperto vai até o mês de Julho e que isto já movimentou mais de 5 milhões.
  • Convidado o Sr. Claudio Nunes, Secretário de Administração da Prefeitura de Senhor do Bonfim, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 05 minutos:Falou dos transtornos encontrados em inicio de governo e que alguns problemas tinha que ser priorizados e que o município implantou uma ouvidoria, para assim analisar os anseios da população e que o o governo estava ouvindo e analisando com carinho os reclames do povo, a fim do governo possa agir dentro de uma responsabilidade.
  • Falou que de dez reclames registrados na ASCOM, três eram alusivas as questões dos bancos e que no mês de Maio, fez uma convocação  aos gerentes de bancos , para entender a falta de dinheiro e o não cumprimento das  metas e que houve evolução sim.Informou que no próximo dia 16, ocorrerá uma nova reunião para um balaço das metas traçadas em Maio.Falou que a denuncia  fundamentada e documentada, oferece  ao governo a legalidade para tomar as devidas medidas e  que   a denuncia anunciada pelo Vereador Laércio Junior, será uma ferramenta importante para o  governo poder agir.

    ASCOM/CMSB

     

Compartilhe isso