Menu

Area de login

Unidade da Hemoba em Senhor do Bonfim celebra uma década de história

Publicado por DRT-BA 4341 7 anos atrás

A unidade é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes aos municípios que integra o Núcleo Regional de Saúde de Senhor do Bonfim.

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Senhor do Bonfim, primeira unidade de coleta de sangue no norte do estado da Bahia, foi inaugurada em 28 de maio de 2007. Neste ano, a unidade completa 10 anos de existência, com uma história repleta de conquistas e importantes momentos.

A unidade é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes aos municípios que integra o Núcleo Regional de Saúde de Senhor do Bonfim: Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari, Pindobaçu, Filadélfia, Itiúba, Ponto Novo, Andorinha, Antônio Gonçalves, Monte Santo, Cansanção, Nordestina e Queimadas.

A avaliação dos doadores reforça a credibilidade da UCT de Senhor do Bonfim. O instrutor de trânsito, Emerson Pinheiro, 42 anos, que é doador fidelizado da unidade, comemora a data com orgulho. “Como morador do município de Senhor do Bonfim, tenho um imenso prazer em ser um doador fidelizado e participar desta comemoração de 10 anos da unidade. Não tem nada mais gratificante que salvar vidas em cada doação que faço”, disse o doador.

Um dos médicos que atua na unidade, Dr. Francisco Lustiago, tem orgulho em fazer parte da história da UCT. “É com muita honra que faço parte desta equipe que trabalha com muito amor e dedicação. Será uma satisfação imensa comemorar a data ao lado dos doadores que comparecerem na nossa unidade”, afirma.

A unidade tem capacidade instalada para a coleta de aproximadamente 1000 bolsas/mês e possui equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares/técnicos, bioquímicos e profissionais administrativos, que estão preparados para promover atendimento humanizado, seguro e com qualidade aos candidatos à doação.

Comemorações na unidade

A partir desta segunda-feira (22), os colaboradores da unidade promovem uma “semana de comemoração”, alusiva aos 10 anos, para os doadores e parceiros. As ações acontecem sempre no horário de funcionamento da unidade, das 7h30 às 13h30. Para encerrar as celebrações, no dia 26 (sexta-feira), a coordenação da unidade convoca a população de Senhor do Bonfim e região para uma manhã de festa na UCT, com direito a lanches especiais e homenagens.

Critérios de doação

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto; pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

UCT Hemoba – Senhor do Bonfim
Praça Duque de Caxias, 172 – Centro
Telefax: (74) 3541-3256
E-mail: uct.bonfim@hemoba.ba.gov.br
Funcionamento: Seg a Sex – 7h 30 às 13h 30

Ascom/Hemoba

Compartilhe isso

Deixe uma resposta