A prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação UNDIME – Bahia e Plataforma Conviva Educação, promoveu nesta terça-feira (16) o I Encontro Formativo para DME: Conviva com a UNDIME – BA nos territórios. Esse encontro que contou com a participação dos secretários de educação dos territórios da Chapada, Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão do São Francisco, teve como objetivo apresentar a plataforma virtual Conviva aos novos gestores da educação municipal.
Durante a abertura do evento o prefeito Carlos Brasileiro saudou todos os presentes e falou sobre o trabalho realizado entre UNDIME e Gestores municipais, “Precisamos nos aperfeiçoar, buscar conhecimento, e a UNDIME através da plataforma virtual vem para dar esse suporte necessário para cada secretário de educação gerir recursos financeiros e humanos. Uma boa gestão só funciona se tiver uma engrenagem funcionando em sua plenitude, e a tecnologia auxiliará a fazer uma educação municipal ainda melhor”, finalizou.
Conviva Educação – É um ambiente virtual gratuito voltado a Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das Secretarias que tem por objetivo apoiar o processo de gestão e planejamento da Educação e, com isso, contribuir para a aprendizagem dos estudantes. A plataforma, é uma iniciativa da UNDIME em parceria com 11 institutos e fundações, foi lançada em 2013 e tem como principais objetivos:
• fornecer conteúdos informativos e formativos, como marcos legais, notícias, indicadores, vídeos e textos, que contribuam para o aprendizado do dirigente e da equipe da Secretaria, para um processo mais qualificado de tomada de decisão;
• oferecer ferramentas de trabalho, para que os usuários da Secretaria insiram dados de suas redes, tenham acesso a relatórios e consigam acompanhar atividades e tarefas, tornando os processos mais eficientes e práticos;
• estimular a troca de experiências entre municípios de todo o Brasil, mantendo um canal de comunicação com especialistas em gestão da Educação pública.
O presidente da UNDIME – BA, Willians Brandão falou da funcionalidade da plataforma Conviva Educação no auxílio dos novos secretários municipais de educação, “A plataforma virtual apresenta áreas de gestão como: administrativa, alimentação, democrática, estrutura e documentação, orçamentária e financeira, pedagógica, pessoas e transporte; há ainda mais uma dedicada ao acompanhamento do Plano Municipal de Educação. Nossa visita aqui também serviu para trazer uma mensagem de união com esses núcleos de educação fortalecendo esse elo entre os secretários de educação para fazer uma gestão colegiada e qualificada”, finalizou.
Quem pode se cadastrar? – Podem se cadastrar na plataforma os dirigentes municipais de educação e os técnicos das secretarias. Ao se cadastrar na plataforma, os usuários têm acesso a conteúdos informativos e formativos, com notícias, textos e vídeos baseados em legislações e constantemente atualizados, contribuindo para a qualificação da equipe e tomada de decisões na secretaria.
A secretária de educação, Cristiane Maia falou da realização do evento no município, “Esse é o primeiro encontro promovido pela UNDIME – Conviva no estado da Bahia. É um dia de formação para todos os secretários municipais de educação e durante o encontro, a plataforma vai tratar de uma diversidade de assuntos referentes à gestão da secretaria de educação como um todo. É a educação municipal na busca pela excelência”, falou. O evento contou com presença do Vice-Prefeito, Zé Antônio.
Compartilhe isso