Ações do Legislativo

Matéria produzida pela Ascom Câmara.

Atendendo ao Requerimento de autoria de todos os Vereadores, O presidente da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, Reinaldo Santana, conduziu audiência Pública para debater sobre a problemática da Segurança Pública no município de Senhor do Bonfim.

Composição da Mesa:

  • Excelentíssimo Sr. Jair Antônio Silva de Lima, Promotor de Justiça Substituto – 4ª PJ de Senhor do Bonfim;
  • Excelentíssima Sra. Daniele Cochrane Santiago Dantas Cordeiro, Promotora de Justiça Titular – 3ª PJ de Senhor do Bonfim;
  • Excelentíssima Sra. Lara Vasconcelos Palmeira Cruz Leone, Promotora de Justiça Titular – 2ª PJ de Senhor do Bonfim;
  • José Carlos Soares Mariano, Tenente Coronel – 6º Batalhão da Polícia Militar;
  • Felipe Neri da Silva Neto, Delegado Coordenador da 19º COORPIN – Senhor do Bonfim;
  • José Alcides Nascimento, Presidente do Conselho de Segurança de Senhor do Bonfim;

 

Franqueada a palavra aos Srs. Vereadores pelo tempo de cinco minutos e por ordem alfabética, para fazerem seus questionamentos.

  • Eliseu: Questionou o fechamento dos postos Policiais e na oportunidade fez relato sobre os inúmeros assaltos ocorridos no município e em povoado de Missão do Shay.
  • Cleiton Vieira:Disse que ao lado do deputado Roberto Carlos,conseguiu aquisição de novas viaturas junto ao secretário de segurança publica para nosso município.
  • Reinaldo José:Perguntou se a guarda Municipal estive em ativada, se a mesma poderia auxiliar a Policia Militar na segurança do Município.
  • Dr.Jorginho:perguntou sobre a capacidade de detentos do complexo de Senhor do Bonfim e quais os indices de homicídios.
  • Carlos de Tijuaçu:Falou do aumento de homicídios nos eventos festivos e questionou o fechamento dos postos e a ineficácia das rondas na zona rural.
  • Reinaldo Santana:Fez um relato dos furtos e arrombamentos ocorridos no Distrito de Quicé e pediu uma ação mais firme naquela localidade juntamento com .o povoado de Missão do Shay,bem como a comercialização de drogas em Quicé e que o ato criminoso vem ocorrendo inclusive dentro dos colégios,bares e praças e que esse problema se estende em toda zona Rural.

  • Convidado o Sr. José Carlos Soares Mariano, Tenente Coronel – 6º Batalhão da Polícia Militar, para fazer o uso da palavra:Disse que naquela noite, esta se dando um passo muito grande para a segurança publica,disse que o seu proposito ali era de mostrar ao vereadores que eles também faziam parte da segurança publica.

-Falou sobre abertura da mentalidade da policia que abriu os quarteis para a comunidade que no passado essa discussão não era aberta para a população como ocorre nos dias atuais.

-Disse ainda que a socialização incidiu em uma serie de direitos ao cidadão,que resulta em limitações da atuação policia, como  a não pratica de abuso de autoridades,pois existem as leis que limita atuação da Policia e na oportunidade citou exemplos e pediu a a participação do do Repórter Netto Maravilha que se encontrava na plateia e do delegado Felipe Nery.

-E que ele como comandante preferia que seus comandados nunca respondesse processos por invasão de de domicilio e abuso de autoridade.

-Falou sobre o crescente numero de transferências que correm no  6º e a diminuição do números de Policiais ,o que inviabilizada a funcionalidade dos Postos Policiais e que era mesma agonia sofrida pela população ocorre com ele.

-Disse que o governador tem feito o que pode, más segurança publica custa muito caro e que multas sofridas por grandes empresas, estão sendo revertidas em viaturas  e que Senhor do Bonfim , já foi contemplada com tais viaturas e que esta implantando no Município a Ronda Maria da Penha,pois considerou muito grande o numero de mulheres agredidas pelos companheiros em finais de semana uma média de dez.

-A ronda tem como proteger mulheres que se separaram dos esposos agressores e recebem da policia a garantia de proteção.

-O 6º BPM, possui hoje cinco guarnições entre viaturas e pelotão de motos, para combater a pratica de furtos de celular entre outros delitos.

-Segundo o Coronel o efetivo total do Batalhão e de 385 na cidade é de apenas 124, muito pequeno para manter  os Postos Policiais Funcionando,Bonfim precisaria hoje de um aumento de pelo menos 50 policiais para oferecer um policiamento melhor.

-Respondendo o Vereador Reinaldo José,disse que se aguarda Municipal estivesse ativa ajudaria em muito o trabalho da Policia Militar, como ocorre em outros países a exemplo dos Estados Unidos e em estados Brasileiros como São Paulo, que tem uma verdadeira Tropa.

  • Convidado o  delegado  Felipe Neri da Silva Neto, Coordenador da 19º COORPIN :Sobre a capacidade do complexo de Senhor do Bonfim é de 50 presos e que recebe de 100 a 120 presos e que Bonfim é privilegiado pois existe um esvaziamento tendo invista atuação  do Ministério Publico e da Justiça local que trabalha,que a maioria dos presos são julgados e transferidos para o presidio de Juazeiro.Falou sobre o índice de homicídios no Município que tem uma população flutuante muito grande e população local de 84 mil habitantes, esta abaixo da média e que nossa região não pode ser considerada violenta.

-Falou do Minucioso trabalho do Serviço de Inteligencia da Policia Civil e que já foram cumpridos mais de 700 mandatos de prisão em seus 9 anos como coordenador da 19ª CORPIN e que proporcionalmente Bonfim esta entre as coordenadorias que mais produz no estado da Bahia.

-Sobre os arrombamentos informou que a Policia Militar de Campo Formoso, já prendeu o elemento que vinha praticando os arrombamentos em Campo Formoso,Senhor do Bonfim e Petrolina e que o mesmo já se encontra detido.

-Diz que existe um alinhamento muito grande entre as Policias Civis e Militar em nosso Município e que a maioria dos homicídios e pontual relacionados a briga de bar e por drogas.

-Defendeu que é necessário que aja um programa de tratamento do homem, pois para o mesmo só resta a prisão e que um homem quando agride uma mulher é por que ele não esga bem,necessitando também de um tratamento psicológico e humano.

  • Convidado o José Alcides Nascimento, Presidente do Conselho de Segurança de Senhor do Bonfim, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 10 minutos;
  • Convidado Excelentíssima Sra. Daniele Cochrane Santiago Dantas Cordeiro, Promotora de Justiça Titular – 3ª PJ de Senhor do Bonfim, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 10 minutos.
  • Convidado Excelentíssima Sra. Lara Vasconcelos Palmeira Cruz Leone, Promotora de Justiça Titular – 2ª PJ de Senhor do Bonfim, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 10 minutos.
  • Convidado o Excelentíssimo Sr. Jair Antônio Silva de Lima, Promotor de Justiça Substituto – 4ª PJ de Senhor do Bonfim, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 10 minutos.
  • Convidado o Excelentíssimo Sr. Rui Gomes Sanches Júnior, Promotor de Justiça Titular – 5ª PJ de Senhor do Bonfim, para fazer o uso da palavra pelo tempo de até 10 minutos.

Foi franqueada a palavra pelo tempo de dois minutos para cinco pessoas que estavam inscritos da plateia.

Compartilhe isso