A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira, dia 05, o Rastreamento dos pacientes que já faziam tratamento do Glaucoma, mas estavam sem acompanhamento.
O Glaucoma é o aumento da pressão intraocular que pode ocasionar lesão ao olho se não for tratado. Devido à falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado pode levar à cegueira. “Por esta razão buscamos incansavelmente trazer este Rastreamento para Ponto Novo, com intuito de evitarmos que nossos munícipes percam a visão, pois essa estratégia será contínua e ofertaremos uma assistência de qualidade aos pacientes já diagnosticados. Ressalva Marcela Silva, Secretária Municipal de Saúde.
Na ação foram atendidos aproximadamente 150 pacientes que realizaram exames de Pressão Ocular, Fundo de Olho e análises com o oftalmologista.
Nas próximas terça e quarta-feira, conforme agendamento, estes pacientes farão mais um exame, a Campimetria. Este exame avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente, detectando áreas sem visão (escotomas) que podem ser ocasionadas por diversas patologias. Procedimento indispensável para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma. Na oportunidade os pacientes receberão colírio para tratamento das disfunções visuais por três meses e posteriormente serão avaliados em ciclos trimestrais.
“O Rastreamento do Glaucoma é de fundamental importância para a garantia da saúde ocular dos pontonovenses e ofertar uma Saúde de qualidade ao nosso povo é o nosso compromisso”. Ressaltou o prefeito Tiago Venâncio.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo – Ba
Compartilhe isso