Em sua primeira reunião ordinária neste ano, o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou a implantação do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da universidade. A sessão foi realizada quinta-feira (16), em Salvador, congregando mais de 40 conselheiros, entre gestores das administrações central e setorial da universidade e representantes dos segmentos da comunidade acadêmica.

De acordo com o reitor e presidente do Consu, José Bites de Carvalho, o centro será essencial para a institucionalização de uma política consistente voltada à área da Educação do Campo. “A implantação consiste em um grande avanço para a UNEB. Essa é também uma vitória dos movimentos sociais e dessa relação histórica que eles desenvolvem com a universidade. Vejo como o fortalecimento da universidade inclusiva que defendemos”, destacou o gestor.

Vice-reitora da UNEB, Carla Liana manifestou o apoio da Administração Central à nova estrutura e afirmou que esta deverá fortalecer a identidade institucional da universidade, que há mais de 18 anos desenvolve trabalhos e ações na área de Educação do Campo.

[ Articulação e planejamento ]

Integrante do grupo responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento do projeto de implantação do centro, o assessor especial da Reitoria, Marcius Gomes, explica que a aprovação do processo coroa o trabalho de dois anos de articulação com movimentos sociais e com secretarias de governo.

“A pauta da Educação do Campo é uma política de estado e, assim sendo, a UNEB assume o seu papel de poder ampliar essa discussão dentro da universidade de forma mais sistemática e orgânica, com a pesquisa, a extensão e o ensino”, avaliou o assessor.

O projeto de implantação do centro destaca o expressivo número de pesquisadores (mestres e doutores) que já desenvolvem trabalhos na área em diversos departamentos da universidade, a expertise da instituição para o trabalho com o campo e a estrutura própria que a UNEB já possui para a consolidação do equipamento no município de Conceição do Coité.

[ Regulamentação de estruturas ]

A plenária do Consu também aprovou, por unanimidade, a proposta de criação da Farmácia Universitária e do seu regimento interno, com o objetivo de regulamentar a estrutura que já foi implantada no Campus I da instituição, em Salvador.

“Esse é um processo importante, porque vai possibilitar, principalmente, a consolidação de convênios específicos com o Sistema de Saúde, para que a gente possa consolidar esses espaços formativos e ampliar o atendimento às comunidades”, avaliou o professor José Bites.

Também foram aprovadas as propostas de criação dos regimentos internos da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult); do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará) e do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).

Entre outras deliberações, houve também a aprovação da criação do curso de licenciatura em Teatro no Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim.

[ Novas ferramentas institucionais ]

Antes da reunião, os conselheiros foram apresentados ao novo portal institucional da UNEB, lançado na última quinta-feira (9). A equipe da Assessoria de Comunicação prestou esclarecimentos sobre as fases de implantação e sobre as novas funcionalidades da ferramenta.

“O novo portal garante uma maior sistematização e validação das informações institucionais. Tudo isso com mais segurança e estabilidade para melhor atender às necessidades das estruturas da universidade. Contamos com o apoio de todos para a alimentação das informações necessárias e para a realização de ajustes, processo que deverá ocorrer até o fim deste ano”, ressaltou o assessor (Ascom) Tiago Sampaio.

A equipe da Ascom receberá as demandas apresentadas, tanto pela comunidade acadêmica e quando pelo público externo, pelo e-mail novoportal@uneb.uneb.br. Também serão promovidas formações presenciais e por meio de videoconferência para técnicos lotados em setores administrativos e acadêmicos de todos os campi da instituição.

O projeto do portal foi acompanhado pela Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), por meio da Gerência de Informática (Gerinf), e executado por empresa vencedora de processo licitatório, a Objeto Comunicação.

Outra ferramenta apresentada durante a reunião foi o novo Sistema de Agendamento de Eventos (Saev). Assessora Especial de Cultura e Artes (Ascult), Isa Trigo destacou algumas das principais melhorias: sistema de pré-agendamento aperfeiçoado, disponibilização dos documentos de Contrato de Cessão de Pauta, do formulário de Cancelamento de Pauta, do Rider Técnico e das Normas de utilização do Teatro UNEB.

Os participantes do Consu aprovaram ainda o calendário de reuniões ordinárias do conselho. As próximas estão previstas para os dias 8 de junho, 14 de setembro e 14 de dezembro.

Informações: Uneb

Compartilhe isso