Aconteceu esta semana no auditório da Câmara de Vereadores de Andorinha, uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS. O encontro teve como objetivo principal homologar as inscrições referentes ao Garantia- Safra 2016-2017.
Segundo o coordenador do programa Agroamigo do Banco do Nordeste, Adriano Ferreira, o município de Andorinha recebeu cerca de R$ 1.2 milhão do programa Garantia – Safra em 2016. “A parceria com a prefeitura de Andorinha por meio da secretaria de Desenvolvimento Rural foi muito importante para termos obtidos esse resultado”, enfatizou Adriano.
Assuntos referentes ao programa e as formas para a renegociação de dívidas e redução da taxa de inadimplência, estiveram na pauta da reunião durante as discussões com lideranças comunitárias, presidentes de associações e população em geral.
O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valtônio Antunes Guimarães e sua equipe técnica esclareceram dúvidas e difundiram informações sobre o programa do Governo Federal.
Na oportunidade, foi feita a leitura da ata referente a homologação das inscrições do Garantia-Safra 2016-2017, e submetida à aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e sociedade civil. Por unanimidade, as adesões – conforme normas estabelecidas- foram aprovadas e homologadas.
“Todas as comunidades rurais foram visitadas pelas equipes da secretaria e o cadastro foi realizado com base na atual situação, como todos têm conhecimento, numa realidade com pouca produção devido o período de longa estiagem”, pontuo Valtônio. Em 2013, quando o secretário assumiu a pasta, o município de Andorinha tinha apenas 73 beneficiários. Em 2017, o programa atingiu a marca de 1040 produtores inscritos.
Compartilhe isso