Encontro em Senhor do Bonfim

Encontro em Jacobina

 
Eventos aconteceram em Senhor do Bonfim e Jacobina
 
 
 
Prefeitos, promotores e membros do poder público de 15 municípios do centro-norte baiano se reuniram com representantes da Embasa nos dias 14 e 16 deste mês para discutir a crise hídrica na região e unir esforços para superá-la. Os encontros ocorreram na sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Senhor do Bonfim, e na sede da Embasa, em Jacobina. Durante as reuniões, o gerente da Unidade Regional da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, apresentou aos presentes a situação atual das barragens que abastecem as regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim e as medidas adotadas pela empresa para mitigar os efeitos da seca.
 
Entre as medidas já adotadas pela Embasa para minimizar a crise estão a priorização dos recursos hídricos para abastecimento humano e a realização de ações educativas em parceria com instituições públicas e privadas e a divulgação de uma campanha de incentivo à redução do consumo da água. Nos municípios de Senhor do Bonfim, Jacobina, Ponto Novo, Filadélfia, Caldeirão Grande, Jaguarari, Itiúba e Andorinha será implantando o regime preventivo de racionamento até o final deste mês. Nas cidades de Caém, Saúde, Antônio Gonçalves, Serrolândia, Várzea do Poço e Campo Formoso ainda não há previsão de adoção de calendário de distribuição da água, mas a Embasa está acompanhando continuamente os níveis dos mananciais.
 
Segundo Vinícius, a situação do nível das barragens é alarmante. “Infelizmente, não tivemos as chuvas esperadas nos últimos meses e, por isso, a medida principal é reduzir a oferta de água. Contudo, a mudança de hábito no consumo do recurso hídrico é que poderá fazer toda a diferença neste momento”, destacou o gestor. 
Os presentes se comprometeram a buscar apoio de lideranças políticas e firmar parcerias para ações educativas através das secretarias municipais. “É um momento difícil para todos nós, que muito nos preocupa, mas já estamos trabalhando para contribuir de alguma forma para a superação deste problema. Levaremos a demanda da adutora do São Francisco para o governador, porque entendemos ser esta a solução definitiva para a nossa região”, destacou Zé Antônio, vice-prefeito do município de Senhor do Bonfim.    
 
Atenciosamente
 
Assessoria de Comunicação da Embasa
 
(74) 3541-8400
 
Compartilhe isso