Vista da barragem de Pindobaçu(Ponte trecho estrada Serra da Carnaíba)

A longa estiagem que assola a região de Senhor do Bonfim, fica cada vez mais acentuada. Os níveis das barragens diminuem e o pedido é pela economia de água em ações que estão sendo preparadas pela Embasa para que o temido racionamento não seja realidade nos próximos dias.

A falta de chuva marca o triste cenário dos municípios da região.  Em algumas localidades existe a severidade de uma seca em que água potável passa a ser luxo.Em Pindobaçu, cerca de 500 moradores da comunidade de Jatobá, só recebem água agora através de carros pipas. A barragem banhada pelo rio Itapicurú, secou completamente. A grande barragem de Pindobaçu, que abastece os municípios de Saúde, Caem,Caldeirão Grande e Jacobina, hoje encontra -se com pouco menos de 40 por cento de sua capacidade total.

Em Itiúba, o açude da Camandaroba vai reforçar o abastecimento dos moradores. Na zona rural itiubense, pequenas barragens secaram totalmente. A barragem de Ponto Novo, opera com menos de 35 por cento de sua capacidade, vários municípios que já dependem desse abastecimento sentem os efeitos da seca.

Em Senhor do Bonfim, os níveis dos mananciais diminuem a cada dia. Os números e dados oficiais deverão ser apresentados pela Embasa em breve. A previsão de chuva não aconteceu, e não se tem boas expectativas. Um RACIONAMENTO começa a ganhar força como única saída.

Compartilhe isso