imagem_noticia_5Mais quatro cidades tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo Estado por seca e estiagem. As homologações, publicadas nesta quinta-feira (10) e quarta-feira (9), são para Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru; Ribeira do Pombal, no semiárido; Buritirama, no oeste; e Dom Basílio, no chamado Sertão Produtivo, no sudoeste. Das quatro, Buritirama é a com maior população afetada. São 59,3% de prejudicados pela estiagem, ou 12,8 mil dos 21,6 mil habitantes. O decreto vale por 180 dias, mesmo prazo para Senhor do Bonfim e Dom Basílio.

Na cidade do Sertão Produtivo 55,7% dos habitantes são afetados pela seca, ou 7 mil dos 12,5 mil moradores. Ribeira do Pombal, com 32% de afetados [17,7 mil dos 54,7 habitantes], é a com menor extensão do decreto, com 90 dias de validade. Ainda não há informações sobre o percentual de afetados em Senhor do Bonfim.

Em todo o estado, já são 81 cidades com decretos reconhecidos pelo Estado por problemas com a seca e a estiagem. As informações são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) a partir de dados enviados pelas prefeituras. Na teoria, os municípios com decretos reconhecidos podem pedir ajuda de carros-pipa.

Compartilhe isso