unicef

O município de Senhor do Bonfim sediou nesta terça-feira, 12, na Câmara de Vereadores, o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado. Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e a Secretaria de Ação Social.

O encontro reuniu representantes das comunidades das áreas urbanas e rurais, além das demais secretarias do Poder Executivo, conselhos municipais, Conselho Tutelar e escolas municipais.

 

O evento apresentou as políticas de proteção à criança e ao adolescente no município de Senhor do Bonfim após a adesão ao Selo Unicef, fazendo a avaliação qualitativa dessas políticas, desde o ano de 2013, quando foi realizado o 1º Fórum do Selo UNICEF no município. “Depois do 1º Fórum, quando, junto com a comunidade, levantamos as necessidades das crianças e adolescentes de Senhor do Bonfim e foi elaborado todo um plano de ação visando o atendimento dessas necessidades, hoje estamos aqui para apresentar os indicadores e avaliar se as metas foram atingidas”, explicou a Presidente do CMDCA, Marismélia Ferreira dos Santos

 

A gestão municipal participou com a apresentação das ações desenvolvidas nos eixos temáticos correspondentes, como saúde, educação, cultura, esporte, lazer e assistência social.

 

Uma feira foi montada no lado de fora da Câmara, onde foram expostos todos os trabalhos desenvolvidos com as crianças e adolescentes do município. Escolas Municipais fizeram apresentações, abrilhantando o evento.

unicef 2

unicef 3

O 2º Fórum foi acompanhado por uma mediadora do UNICEF, Ana Luiza Passos, que observou o envolvimento da comunidade e o cumprimento da metodologia. Após o Fórum, a mediador visitou o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar da cidade para verificar como é o funcionamento desses dispositivos imprescindíveis para a garantia dos direitos.

 

Para o prefeito Edivaldo Martins Correia, “Esse é o momento de conferir o trabalho feito ao longo desses anos e projetar ações contínuas, para que Senhor do Bonfim continue a ser uma referência em políticas públicas de proteção à infância e adolescência, garantindo que eles possam ser, de fato, o futuro do país.

 

Após sua fala, o prefeito foi homenageado com o recebimento de uma placa de prefeito amigo da criança.

unicef 1

Essa é a última etapa do projeto. Após esse momento, o UNICEF fará a análise da evolução de indicadores que estão sendo monitorados nos últimos três anos. Em outubro, devem ser anunciados os ganhadores do Selo.

 

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF Município Aprovado busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região amazônica e da região Nordeste. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef) em parceria com os governos estaduais e municipais.

Compartilhe isso