Adutora de Andorinha (construída em 2012) 

A diminuição no número de reclamações sobre falta de água em Andorinha é um claro sinal de que as intervenções da Embasa começaram a surtir efeitos no município. Desde outubro, duas frentes de trabalho realizaram estudos e ações para sanar problemas hidráulicos e instalaram novos equipamentos nos sistemas de adução e bombeamento, a fim de melhorar a vazão de água e evitar quebramentos de adutora.

Segundo o gerente da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, já houve um acréscimo de 15% na oferta de água distribuída à população do município no mês de dezembro, em comparação a novembro e outubro. “Além disso, não houve quebramentos neste mês na adutora de água tratada que leva água à sede e a zona rural do município, o que também contribuiu para a regularidade do sistema de abastecimento local e satisfação dos moradores”, ressaltou o gestor.

Investimentos da Embasa e do Governo do Estado em Andorinha

            Em 2013, a Embasa garantiu o abastecimento de água para mais de 16 mil pessoas de Andorinha, ao realizar, de forma emergencial, um empreendimento com investimento de R$ 5,6 milhões. No empreendimento, foram assentados 68 km de tubulações interligadas à adutora da Mineradora Caraíba e instalados dois conjuntos motor-bomba, permitindo levar água do do Rio São Francisco à população local.

             Em janeiro do ano que vem, o município terá mais segurança hídrica e água mais regular nas torneiras, é o que prevê a gerente de Obras de Expansão da Embasa, Raíssa Marques. “As obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) já estão bem avançadas e vão levar água da Barragem de Ponto à Andorinha, trazendo mais tranquilidade aos moradores”, garantiu. As obras do SIAA vão beneficiar Andorinha, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Itiúba, além de comunidades rurais de Filadélfia. O empreendimento compreende a implantação de 115 km (quilômetros) de adutoras com diâmetros variados, 66 km de rede de distribuição, 2.000 unidades de ligações domiciliares com hidrômetros, construção de quatro reservatórios de água, cinco estações elevatórias, uma estação de tratamento com capacidade para tratar 330 litros por segundo e uma estação de tratamento de lodo.

​Att​

Adriano Aleixo

Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Senhor do Bonfim
74 – 3541 8400

74 – 8110 6858
74 – 9129 3746
Compartilhe isso