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A manhã desta segunda-feira (18) foi marcada pela abertura do V 
Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação 
Inclusiva: Direito à Diversidade, no Centro Cultural Ceciliano de 
Carvalho, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria 
com o Ministério da Educação.
Senhor do Bonfim é uma das 10 cidades-pólo de Educação Inclusiva da 
Bahia, abarcando 41 municípios. O trabalho desenvolvido visa promover 
debates sobre o assunto, onde alunos possam ser respeitados em suas 
diferenças  e  avançar no aprendizado.
O V Seminário termina somente na próxima sexta-feira (22). Até lá, serão 
promovidos trabalhos em grupo, oficinas temáticas e palestras que 
oportunizem as trocas de experiências entre gestores e educadores de 
todos os municípios participantes.
Muito sensível quando se trata de crianças e adolescentes, o prefeito 
Edivaldo Martins Correia, também pediatra, emocionou-se ao dar as boas 
vindas aos convidados do Seminário: “Me formei pediatra pois sabia que 
através das crianças eu conquistaria mais humanidade, pois elas nos 
ensinam muito com sua inocência. Lamento este Centro Cultural não estar 
lotado, pois discutir Educação Inclusiva, esta que auxilia todos aqueles 
que passam por dificuldades em virtude de alguma deficiência, deveria 
ser obrigação de todos. Todos tem direito a educação, todo tem direito 
de conviver com aqueles que, depois dos pais, são os mais importantes em 
nossas vidas: os professores. Por isso, é essencial que professores e 
gestores estejam aqui interessados em aprender e debater alternativas 
para que um dia, quem sabe, possamos ter um mundo perfeito, onde não 
reine preconceito ou violência”, diz.
Representantes de cada um dos 28 municípios presentes foram chamados ao 
palco para receberem aplausos e os cumprimentos da Secretária de 
Educação, Eline Sobreira, e o prefeito Correia. Logo após todos os 
presentes assistiram a Palestra Magna com a professora Érika Alves da 
Silva.
Amanhã (19), o V Seminário continuará na Escola Olga Campos de Menezes, 
com a realização de Oficinas temáticas, a exemplo de “Recursos de 
tecnologias assistivas”, “Alfabetização de Alunos com deficiência 
sensorial” , além de outros sete temas ligados à Educação Inclusiva.
 
 
 
 
 
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