Bonecos                           Foto Ilustrativa
O prefeito Edivaldo Martins Correia e a Secretária de Saúde, Ana Laura 
Curci, de Senhor do Bonfim assinaram no último dia 23 de Abril, o termo 
de Adesão do Programa Mais Médicos, do Ministério da Educação, que visa 
o chamamento público para implantação de Curso de graduação de Medicina.
O segundo edital de chamamento para municípios que poderão receber 
cursos particulares de medicina foi lançado no dia 02 de Abril, como 
parte do programa Mais Médicos: foram escolhidos 22 municípios dentro da 
estratégia de equilibrar regionalmente o número de médicos por 
habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação destes 
profissionais.
Segundo o governo, estudos apontam que ter cursos de medicina e 
residência médica são fatores que contribuem na fixação de médicos na 
região. Chioro ressalta que a lógica anterior de abertura de faculdades 
de medicina ocasionou uma concentração de profissionais em capitais e 
nas regiões Sul e Sudeste.
Entre os critérios adotados para a seleção dos 22 municípios estão: não 
ser capital, ter mais de 50 mil habitantes, não ter curso de medicina 
nem no município e nem na região de saúde e ter no mínimo 75 quilômetros 
de distância de uma cidade com curso de medicina.
Os municípios que poderão receber cursos de medicina são: São Miguel dos 
Campos – Alagoas, Parintins – Amazonas, Brumado, Irecê, Euclides da 
Cunha, Senhor do Bonfim – Bahia, Crateús, Iguatu, Itapipoca, 
Quixeramobim, Russas – Ceará, Itumbiara – Goiás, Chapadinha, Codó, Santa 
Inês – Maranhão, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal – Pará, Araripina, 
Arcoverde e Salgueiro – Pernambuco.
O município de Senhor do Bonfim estabeleceu parcerias com os municípios 
da micrroregião (Pindobaçu, Ponto Novo, Jaguarari, Filadélfia, Antônio 
Gonçalves, Andorinha, Itiúba e Campo Formoso), onde colocarão à 
disposição da Instituição de Ensino vencedora do Chamamento Público os 
leitos hospitalares e as Unidades Básicas de Saúde para completar a 
quantidade exigidas no Edital nº 01 de 01/04/2015.
Todos esses termos foram anexados ao Sistema de informação (SIMEC) 
responsável pela adesão que teve prazo até 24/04/2015. Confira quais são 
as OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO:
a) número de leitos do SUS por aluno, maior ou igual a 5 (cinco);
b) existência de Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar – 
EMAD;
c) número de alunos por Equipe de Atenção Básica (EAB) menor ou igual a 
3 (três);
d) existência de leitos de urgência e emergência ou Pronto Socorro;
e) grau de comprometimento dos leitos SUS para utilização acadêmica;
f) existência de, pelo menos, 03 (três) Programas de Residência Médica 
nas especialidades prioritárias, conforme legislação de regência;
g) adesão pelo município ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da 
Qualidade na Atenção Básica – PMAQ;
h) existência de Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; e
i) hospital de ensino ou unidade hospitalar com mais de 80 (oitenta) 
leitos, com potencial para hospital de ensino, conforme legislação de 
regência.
 
 
 
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ASCOM
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