Para que o rezoaneamento pudesse ser implantado, formou-se, em 2013, duas comissões de servidores do órgão para realizar estudos que definiram as mudanças, além de consultas a todas as unidades do Tribunal
Em sessão de julgamento realizada na tarde da última quarta-feira (8/4), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aprovou a Resolução Administrativa 2/2015, que determina a readequação da divisão da competência territorial entre as Zonas Eleitorais (ZEs) do interior. Dessa forma, alguns municípios baianos passarão a pertencer a novos Cartórios Eleitorais e, consequentemente, eleitores remanejados para novos locais de votação.
A cidade de Barreiras, por exemplo, passa a ter agora duas Zonas Eleitorais, a 70ª e 75ª (que anteriormente tinha Santa Inês como município sede). Por sua vez, Cravolândia, que também pertencia a 75ª Zona, agora passa a fazer parte da 38ª ZE, que tem a cidade de Ubaíra como sede. Outra mudança aconteceu em Lençóis, Chapada Diamantina, que passa a ser sede da 89ª ZE e ter como municípios integrantes Iraquara e Palmeiras.
Com objetivo de aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços cartorários oferecidos ao eleitor, o documento definiu que, entre outros aspectos, nos municípios de Gentio do Ouro e Heliópolis serão instaladas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral. As alterações, de acordo com a complexidade de cada uma, deverão ser implementadas no prazo máximo que varia entre 30 e 120 dias após a publicação da Resolução.
Confira aqui todas as mudanças promovidas pelo rezoneamento eleitoral
VG
Compartilhe isso