cansFoi lançado nos dias 12 e 18 de novembro o Projeto Renda & Vida II nos municípios de Cansanção e Itiúba. O Projeto está sendo realizado pela Fundação APAEB e foi contemplado no Lote 02 da Chamada Pública 011/2013 da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF/MDA.

O Projeto irá atender a 1700 famílias agricultoras e grupos de economia solidária. Seu objetivo é oferecer serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural -ATER para famílias em situação de extrema pobreza, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vista à inclusão produtiva, promoção da segurança alimentar e incremento da renda.

Os eventos para lançamento do Projeto nos municípios contemplados reuniram agricultores beneficiários, representantes dos poderes públicos através da Secretarias de Agricultura, dos Sindicatos dos Trabalhadores e Agricultores Familiares e de entidades executoras de ATER destas localidades, além da equipe técnica do Projeto. Na oportunidade os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da Fundação APAEB, ter conhecimento acerca das ações que serão desenvolvidas e entender a importância do Renda & Vida II para as famílias agricultoras e suas comunidades.

itiAtravés de uma equipe multidisciplinar, a Fundação APAEB irá executar por meio deste Projeto, atividades coletivas de orientação para acesso às políticas públicas e para o desenvolvimento das Unidades Produtivas Familiares – UPF’s, oferecer acompanhamento e orientação técnica individual e elaborar projetos de estruturação das UPF’s. Também irá desenvolver atividades recreativas para as crianças durante as atividades grupais.

“O Renda e Vida II é uma oportunidade que muitos agricultores e agricultoras terão para estruturar e promover melhorias nas suas propriedades. É uma oportunidade para que possam torná-las produtivas ou mais produtivas do que já são, afim de serem fontes de alimentos de qualidade para as famílias e também uma fonte de renda”, salientou o engenheiro agrônomo e coordenador de projetos de ATER da Fundação APAEB, Cleiton Gonçalves.

 

Saiba mais sobre o Projeto Renda e Vida II:

O Renda & Vida II é um projeto da Fundação APAEB que será desenvolvido com recursos do MDA no atendimento a 1700 famílias nos municípios de Cansanção e Itiúba.

O Projeto teve uma edição anterior, realizada em 2011-2012 com os eixos Transição Agroecológica, Organização Social e Produção de Alimentos para Segurança Alimentar e Nutricional. A nova edição, o Renda & Vida II, os eixos são à Inclusão Produtiva, Promoção da Segurança Alimentar e Incremento da Renda.

A equipe que irá executar o Projeto é formada por 03 técnicas sociais (pedagoga, comunicóloga e licenciada em Letras); 02 coordenadores (agrônomos); 02 agrônomos de campo; 02 técnicos de campo formados em Gestão Ambiental e 13 técnicos em agropecuária.

 

Informações:

Ana Naara da Silva e Silva

comunicacao@fundacaoapaeb.org.br

Compartilhe isso