OUTUBRO

A Prefeitura Municipal de Andorinha, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove a campanha “Outubro Rosa”, que incentiva a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama. O “Outubro Rosa” vem chamar a atenção da sociedade e, especialmente, as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

 

Uma caminhada de conscientização  acontece nesta  sexta- feira dia ,31, a partir das 8h . A concentração será em frente ao colégio municipal Jonival Lucas, e seguirá pelas em direção a escola municipal Noêmia Vitor, uma palestra ministrada pela  enfermeira Kércia Guimarães vai finalizar o evento.

 

Câncer de Mama

 

O câncer é o crescimento desordenado das células de um órgão do corpo. No caso da mama estas células formarão o câncer de mama. É a primeira causa de morte entre as mulheres, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. Homens também podem ter câncer de mama, embora a incidência seja menor. São muitas mulheres desenvolvem câncer de mama sem ter relação com os fatores de risco, mas estudos científicos mostram que alguns fatores aumentam as chances de aparecimento da doença. Idade: o risco aumenta conforme a mulher envelhece. História pessoal ou familiar: mulheres em que a mãe, irmã ou filha tiveram câncer de mama ou de ovário. Mulheres com um parente homem que tiveram câncer de mama ou alterações pré-malignas (tumores benignos). Longa história menstrual: mulheres que menstruaram antes dos 12 anos e tiveram a menopausa após os 55 anos. Ausência de gravidez ou gravidez tardia: mulheres que engravidaram pela primeira vez após os 30 anos de idade ou que não tiveram alguma gestação correm maior risco. Obesidade: a gordura libera hormônio feminino, aumentando os riscos. Exposição a radiação, alcoolismo e sedentarismo. Uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal.

Ascom