Campanha gratuita atendeu aos moradores da sede e da zona rural..
Muitas pessoas aproveitaram para se consultar pela primeira vez na vida.

Glaucoma 4

 

Aproximadamente 1.648  moradores do município de Saúde, receberam   atendimento médico gratuito e orientações neste sábado (13), e domingo!14) durante a  Campanha de Prevenção ao Glaucoma, doença responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo. A iniciativa foi realizada pelas secretarias de Saúde, Educação e Ação Social em uma parceria com o Hospital dos Olhos de Feira de Santana, O evento ocorreu nas instalações do Colégio Municipal Osvaldo Pereira.

De acordo com a organização da campanha, os médicos ouviram vários relatos de quem aproveitou a ação para consultar-se pela primeira vez com um oftalmologista, ou de quem queria verificar a saúde dos olhos depois de anos sem submeter-se a um exame médico, e ainda havia aqueles que já doentes buscavam orientações sobre como conseguir tratamento de graça.

O público recebeu gratuitamente a consulta com o exame de pressão ocular e do nervo ótico, procedimento que diagnostica a incidência ou riscos de ocorrência do glaucoma. Além do exame médico, a ação ofereceu orientação ao público por meio de palestras e material informativo sobre a doença.

O glaucoma é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas até os estágios mais avançados, podendo a pessoa perder até 60% da visão sem que perceba o problema. Quando ocorre, ela danifica o nervo ótico, diminuindo gradativamente a visão periférica, como se o doente enxergasse por meio de um tubo, que se fecha conforme o avanço da enfermidade.

campanha saude tdoscampanha saude 3

 

Compartilhe isso