A criação da Associação Cultural dos Nordestinos de Araraquara e Região (ACNAR) foi tema de pronunciamento do Cansançãoense Hélio Borges na Tribuna Popular da Câmara de Araraquara-SP na sessão dessa terça-feira, dia 5. Ele disse que a entidade foi constituída oficialmente, com registro em cartório e CNPJ, na última quinta-feira, dia 31 de julho, mas que os trabalhos foram iniciados há dois anos com a elaboração do estatuto da ACNAR. “É um projeto social e cultural que considero muito importante devido ao grande contingente de nordestinos em Araraquara e região. Não foi um trabalho fácil, tivemos dificuldades em reunir as pessoas, mas tivemos êxito. Queremos dar a oportunidade do reencontro aos nordestinos. Também sentimos a necessidade de criar uma organização para difundir e preservar a cultura nordestina, as raízes e as origens”, disse.
Hélio destacou a presença no auditório da Câmara de membros da diretora da ACNAR. “Agradeço a essas pessoas que abraçaram esta causa e nosso próximo passo será trabalhar para que a associação, que é sem fins lucrativos, tenha uma sede própria”.
Ele também informou que um dos objetivos da nova entidade é manter intercâmbio com o Nordeste e apoiar os nordestinos que aqui vivem. “Algumas pessoas chegam à região vindas do Nordeste, têm suas expectativas frustradas e acabam ficando em situação de vulnerabilidade. Queremos apoiar essas pessoas seja com qualificação profissionale encaminhamento ao mercado de trabalho, seja para retornarem às origens, caso assim queiram”, disse Hélio.
Por fim, ele convidou a todos para participarem do evento de lançamento da ACNAR no sábado, dia 25 de outubro, a partir das 19 horas, no Centro Internacional de Convenção de Araraquara.
Fonte: Câmara Municipal de Araraquara