Os Agentes Comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem que atuam na saúde básica no município de Jaguarari estão participando do curso de formação em Saúde Mental, Caminhos do Cuidado, que capacita trabalhadores da saúde no atendimento aos usuários de crack e outras drogas.

O Projeto Caminhos do Cuidado se configura na formação de Agentes Comunitários de Saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental, ênfase em crack, álcool e outras drogas, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

O curso terá a duração de 5 semanas, sendo um dia por semana, totalizando 40 horas. Diante da quantidade de profissionais participando do curso, este foi dividido em 2 turmas. Uma turma às segundas-feiras e outra turma às sextas-feiras.

O primeiro encontro, com os tutores Maria Clea e Mayta Leite, aconteceu na sexta-feira, dia 04 de Julho, no auditório do Centro Pastoral. Os profissionais começaram a receber as primeiras informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos dependentes químicos, visando a redução de danos.

Para a secretária de Saúde, Izabela Priscilla, a formação inova por ser dinâmica e estratégica, possibilitando aos profissionais da Atenção Básica trabalhar em conjunto com o programa de Saúde Mental. “É importante que todos sejam capacitados no acolhimento e no cuidado com este tipo de paciente, sem excluir sob qualquer pretexto, levando em conta a realidade da nossa cidade. O vínculo dos Agentes Comunitários com a comunidade é fundamental para a abordagem e é facilitado, já que conhecem o dia a dia da região e de seus moradores”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari 
Governo “Minha terra, meu futuro”.

Compartilhe isso