A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), vem contribuindo para garantir a tradicional presença de manifestações musicais populares no desfile cívico em homenagem ao Dois de Julho em Salvador. Neste ano, dez filarmônicas e três grupos culturais vão participar do evento, registrado como Patrimônio Cultural da Bahia, garantindo a representação de manifestações de diversas regiões do estado. Na data comemorativa, o cortejo sai às 9 horas do Largo da Lapinha, em direção ao Terreiro de Jesus, com previsão de chegada para as 11h30. As filarmônicas e os grupos estarão inicialmente dispostos ao longo desse percurso, apresentando seus repertórios para o público, e, em seguida, se integram ao cortejo. As comemorações seguem pela tarde com desfile que sai às 14 horas da Praça Municipal, com destino ao Campo Grande.
A lista de filarmônicas participantes engloba entidades que vêm de municípios de norte a sul da Bahia. Do território do Recôncavo, região marcada pelas tradições musicais baianas, virão a Lyra Ceciliana e a Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana, ambas de Cachoeira, além da Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense, de Cruz das Almas. Do Baixo Sul da Bahia, estará a Associação Filarmônica Amigos da Música, de Wenceslau Guimarães, e do Extremo Sul, a Flisa – Filarmônica Lira Santo Antônio, de Caravelas. Do Sisal, duas entidades estarão presentes: a Associação Filarmônica e Coral Juvenil 4 de Janeiro, de Itiúba, e a Sociedade Recreativa e Cultural Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha. Já do Piemonte da Diamantina, virá a Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina, de Jacobina, e do território de Irecê, a Sociedade Filarmônica 19 de Setembro de Ibipeba, de Ibipeba. Por fim, da Chapada Diamantina, haverá a Sociedade Filarmônica Minerva, de Morro do Chapéu.
Para completar, três grupos de tradições populares também do Recôncavo apresentam riquezas culturais do território: a Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, a Chegança dos Marujos Fragata Brasileira e a Chegança de Mouros Barca Nova Feminina, todas de Saubara.
Fonte: Funceb VIA ZACARIAS JUNQUEIRA
Blog do Undenilson
Compartilhe isso