TITULO

O prazo para tirar o Título de Eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar a transferência para uma seção de fácil acesso ou regularizar a situação com a Justiça Eleitoral vai até o dia 7 de maio. A data segue o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos aqueles que precisam desses serviços devem procurar o cartório eleitoral mais próximo com documento de identidade original com foto (carteira de habilitação e passaporte não são aceitos), comprovante de endereço recente e os brasileiros do sexo masculino, maiores de 18 anos, devem apresentar comprovante de quitação com o serviço militar.

Segundo a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. No entanto, jovens com 16 anos já podem fazer seu título eleitoral e participar na escolha dos candidatos. Aqueles que forem completar 16 anos até a data da eleição também devem se cadastrar.
Os brasileiros que ficarem em débito com a Justiça Eleitoral, ou seja, os que devem se alistar e não o fizerem ou os que estiverem com o título cancelado ou suspenso e não regularizarem a situação até sete de maio, podem sofrer algumas consequências práticas, além da perda do direito de exercer a cidadania. De acordo com o Código Eleitoral, o cidadão com situação irregular não poderá se inscrever em concurso público, obter passaporte, CPF ou renovar matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.
O cartório eleitoral de Senhor do Bonfim fica  na AVENIDA ROBERTO SANTOS, 373 – FÓRUM DES. EDGAR SIMÕES . O telefone é 74 35413381.
Compartilhe isso