Praça da cidade de Caém cartão postal.

O desbravamento desse território iniciou-se no final do século XIX por garimpeiros em trânsito para as minas de ouro de Jacobina. A margem do rio da Prata, posteriormente denominado rio Caém, foram construídas residências e uma igreja formando o “Sítio Papagaio”. Iniciando-se a construção do ramal ferroviário em 1910, verificou-se o deslocamento em massa de operários à procura de trabalho na via férrea, surgindo cabanas em toda a margem da estrada.

Quando concluído o ramal em 1918, as famílias dos operários se aglomeraram na imediações daquele sítio onde se edificou a estação, cuja placa de identificação continha a inscrição “Caem”, registrando-se uma homenagem ao engenheiro construtor da ferrovia e sua esposa, naturais da cidade francesa de Caem. Em 1963, tornado município, alterou-se o nome do município para Anselmo da Fonseca.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Caém, figura no município de Jacobina .Elevado à categoria de município com a denominação de Caém, pela lei estadual nº 1709, de 12-07-1962, desmembrado de Jacobina. Sede no antigo distrito de Caém. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.  
 
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Os habitantes se chamam caenense. Caém esta próxima das cidade de Saúde e Caldeirão Grande, e se situa a 17 km a Norte-Leste de Jacobina a maior cidade nos arredores.
Situado a 549 metros de altitude, de Caém as coordenadas geográficas do município Latitude: 11° 5′ 11” Sul Longitude: 40° 25′ 13” Oeste. O prefeito de Caém Arnaldo Oliveira Filho.*Espaço Aberto e Fonte:Biblioteca Nacional
Compartilhe isso