transferirA Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da Diretoria Regional de Educação – DIREC 28 realiza a Jornada Pedagógica 2014 em todas as unidades escolares da rede, nos turnos diurno e noturno, sob o tema O Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens, nos dias 06, 07 e 08 de março de 2014.

 

A Jornada reúne educadores, na sua respectiva unidade, constituindo um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico. O objetivo é consolidar o planejamento para o ano letivo de 2014, a partir da reflexão sobre o desempenho da escola e do estabelecimento de ações, metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos nossos estudantes. Neste ano, em especial, a Jornada Pedagógica pauta o planejamento coletivo da escola em vistas à construção de um currículo articulado que potencialize as aprendizagens, de modo a impactar nos resultados das avaliações educacionais internas e externas.

Para tanto, ressaltamos a importância de cada unidade escolar conhecer, discutir e apropriar-se dos dados da sua realidade, como ponto de partida para o planejamento, considerando: distorção idade/série, aprovação, reprovação, abandono e os resultados das avaliações externas – Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB. Esse olhar coletivo subsidiará um trabalho pedagógico consistente, para o enfrentamento dos indicadores críticos, o aperfeiçoamento das ações exitosas e melhoria do processo formativo dos nossos estudantes.

A novidade deste ano é que as Unidades Escolares estarão reunidas por polos para que o processo de acompanhamento da DIREC 28 seja mais eficiente. “O objetivo é estar ao lado da escola, descortinando a realidade apresentada em 2013, e podendo construir um plano de intervenção para que em 2014 possamos melhorar a qualidade da educação ofertada aos nossos alunos” ressalta o diretor regional Prof. Helder Amorim. O turno noturno também terá uma atenção especial no planejamento escolar neste ano. Em Senhor do Bonfim os educadores serão recebidos no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim.

As aulas da rede estadual iniciarão no dia 10 de março em todas as escolas, inclusive no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (que funcionará nas antigas instalações do Colégio Cazuza Torres) e no CEMIT – Centro Territorial de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (que funcionará nas instalações da antiga Escola Estadual do DERBA).

Fonte: ASCOM / DIREC 28.

Compartilhe isso