Câncer-de-mama-e-de-colo-do-útero-300x206.jpg_

O Governo Uma Nova Realidade informa que entre os dias 21 e 27 de novembro ocorre a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero, instituído pela Lei Municipal nº 1143/2009, de 20 de Novembro de 2009.

Dentre os objetivos da Semana Municipal estão a conscientização às mulheres para a realização do autoexame da mama e exame do colo uterino, além da prevenção à ocorrência do mal e a descoberta de casos em fase recuperável, diminuindo a incidência de morte.

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), por isso é importante a sua realização periódica. É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. 

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

 Previna-se! Realize periodicamente o autoexame das mamas e  o Exame Preventivo

ASCOM