rui costa

Os avanços que a Bahia alcançou nos últimos anos, com destaque na área da educação, e os novos desafios foram apresentados, nesta segunda-feira (18), pelo secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, durante o 2º Encontro de Prefeitos, organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), no Vila Galé, em Camaçari.

Com o tema Caminhos para o Desenvolvimento, a apresentação mostrou os novos indicadores sociais conquistados pelo estado, a exemplo da retirada de 1 milhão de pessoas da condição de pobreza e de 1,3 milhão da fome, nos últimos 6 anos. Além de destacar o número de cidadãos alfabetizados em toda a Bahia em igual período: mais de 1,1 milhão. “A Bahia foi líder no número de analfabetos e, hoje, o programa Topa tira o estado dessa posição negativa. Acesso à educação significa emprego, desenvolvimento, renda e uma vida melhor”, falou o secretário Rui Costa.

Rui também pontuou o avanço na Educação Profissional: são mais de 64 mil jovens e trabalhadores matriculados em 75 cursos; um aumento de 1.400% em relação a 2007. O aumento do número de universidades federais, de uma para cinco, e de institutos federais de tecnologia, que posiciona a Bahia como a 3ª maior rede estadual de Educação Profissional do Brasil também fizeram parte da explanação.

A presidente da UPB, Maria Quitéria, explicou que essa edição do encontro discute a Educação e Tecnologia. “Esta é uma oportunidade de debater e levar soluções práticas para os municípios, trazendo o que há de moderno”.

O primeiro dia do evento, que segue até a próxima quarta-feira (20), contou, ainda, com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales, do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e do chefe de gabinete da secretaria estadual da saúde, Washington Couto. Estarão presentes também, durante a programação, o governador Jaques Wagner e o secretário Cezar Lisboa (Relações Institucionais).


Mobilização

Durante o encontro, a Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) mobilizou os municípios baianos para adesão ao Compromisso Nacional pela Participação Social, uma ação da Secretaria-Geral da Presidência da Republica, em parceria com os governos estaduais.  A prefeita de Andorinha, Dorineide Conceição, demonstrou interesse em aderir à iniciativa, que visa promover a participação social como método de governo e política de Estado, e tem lançamento previsto para dezembro deste ano. “É preciso que os governos abram suas portas para que as pessoas possam participar de forma efetiva e, assim, termos uma sociedade mais democrática”, disse a prefeita

Compartilhe isso