Brasileiro_Assembleia

A pior seca que atingiu o semiárido baiano nos últimos 50 ainda persiste na zona rural do município de Itiúba. A falta de chuvas na região tem baixado o nível da água nos barreiros, aguadas e barragens do município. Para amenizar a situação, o deputado Carlos Brasileiro (PT) pediu ao governador Jaques Wagner a implantação de subsistemas de distribuição de água tratada e derivações da adutora Ponto Novo-Itiúba para as localidades rurais de Rômulo Campos, Taquari, Piaus, Cacimbas, Varzinha das Olarias e Picos.

Na indicação encaminhada ao governador, Brasileiro observa que a qualidade da água existente na região, pela insalubridade e salinidade, foi avaliada como imprópria para o consumo humano e, em consequência, gerou a interrupção da captação e abastecimento através de carros-pipa. “Toda safra atinge a porcentagem de mais de 70% de perda, o que continua gerando prejuízo na renda dos agricultores”, diz ele, lembrando que 75% da população do município sobrevive da agropecuária. “Por isso, o problema atinge de modo direto quase toda a população.”

No final do documento, o deputado alertou que, caso não haja normalidade das chuvas naquela região, o abastecimento de água para a cidade e para os povoados de Rômulo Campos, Taquari, Piaus, Cacimbas, Varzinha das Olarias, Picos e Pedra Solta será suspenso. “Isso propulsionará o estado crítico de sobrevivência e necessidade básica, principalmente, da população rural de Itiúba”, finalizou Brasileiro. (Diário Oficial)

Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro

Compartilhe isso