hepatite jagua

Com o objetivo de informar a população sobre o mês mundial de combate as hepatites virais, a Secretaria de Saúde do Município de Jaguarari, realizou na sexta-feira (16), no Centro de Cultura, reunião com Agentes Comunitários de Saúde das zonas rural e urbana deste município.

 

Além dos agentes municipais de saúde estiveram presentes a reunião, representante do Conselho Municipal de Saúde e a Coordenadora de Vigilância Sanitária, Cibelly Terciane, que esclareceu dúvidas aos agentes de saúde municipais sobre as hepatites virais. 

 

Cibelly Tercianelembrou aos presentes que hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. E citou estimativas que apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo (800 mil) do tipo B e (1,5 milhão) do tipo C.

 

Segundo Cibelly, nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. “Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo,” disse.

 

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a Hepatite B para homens e mulheres de até 49 anos em todo território nacional. Pessoas gestantes e manicure de até 49 anos também podem receber a vacina gratuitamente em qualquer posto da rede pública municipal de saúde.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

Compartilhe isso