plantio serra morgadoplantio serra morgado 1

Fazendo parte das comemorações do aniversário de Jaguarari, a Secretaria de Meio Ambiente realizou no dia 05 de agosto, o Mutirão do Plantio – uma ação socioambiental que visa a participação da sociedade na tarefa de plantar mudas de árvores – correspondendo à continuidade dos projetos de preservação da natureza, através de medidas práticas de recomposição da vegetação das matas e florestas jaguararienses. A ação ocorreu na comunidade de Serra dos Morgados, especificamente na propriedade rural do Ambientalista Professor Dr. Juraci Marques dos Santos.

 “Montamos uma estratégia de trabalho. Primeiro conscientizamos e depois iniciamos o plantio. E cada um dos presentes adotou uma árvore”, disse a Secretária de Meio Ambiente, Glécia Gama Conceição.

Antes do plantio de mais de 450 mudas de árvores nativas do Bioma Caatinga, proferiram palavras de consciência ambiental e encorajamento à defesa da natureza, o Diretor do Departamento de Proteção das Nascentes Clécio M. N. Gonçalves, que apresentou a composição da Secretaria de Meio Ambiente e agradeceu a cada segmento da sociedade que ali se apresentava; o Prof. Juracy Marques, que fez questão de relembrar o compromisso de cada indivíduo nas ações cotidianas quanto ao cuidado com a preservação dos recursos naturais e trouxe termos novos da agroecologia, quando afirmou: “Estas plantas que agora vamos plantar não serão colocadas em covas, porque numa cova nós colocamos algo morto, então passemos a dizer que vamos colocar essas mudas em berços… estamos construindo um grande berçário, e a partir de agora nós somos pais desses filhos que aqui estão plantados”

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, todas as mudas correspondem a espécies de árvores nativas do Bioma Caatinga, entre as quais vale ressaltar a paineira, a caraibeira, o ipê-roxo, o umbuzeiro, a aroeira, o pau-ferro, dentre outras espécies de igual importância para a biodiversidade local. Em consulta, o Órgão Ambiental Municipal fez questão de mencionar o apoio que vem recebendo de instituições parceiras, sensibilizadas e compromissadas com a causa ambiental, como a UNIVASF – Universidade do Vale do São Francisco, A UNEB – Universidade do Estado da Bahia, e a AGROVALE – Agroindústria do Vale do São Francisco, que disponibilizaram as mudas usadas no plantio.

Participaram do plantio alunos que cursam o Curso Técnico em Agropecuária no CETEP- Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru, alunos da Escola Municipal de Serra dos Morgados, funcionários públicos municipais, comerciantes, moradores de Serra dos Morgados, e demais indivíduos que foram prestigiar a ação.

Ao final da ação ecológica, todos os participantes foram agraciados com um lanchesob palavras que reintegravam o desejo e o interesse de todos por mais ações ambientais com aquela; tais expressões confirmaram o sucesso do projeto e mais um acerto na política de cidadania do Governo Minha Terra Meu Futuro.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

Compartilhe isso