conf jagua 1

Com o tema “Gestão e Financiamento na efetivação do SUAS” foi realizada no Centro Pastoral Catequético,  a IX Conferência Municipal de Assistência Social em Jaguarari. Em dois dias, 30 e 31 de julho, centenas de pessoas representado os mais variados setores da sociedade jaguarariense discutiram e elaboraram propostas, visando a efetividade de políticas públicas que fora e serão  adotadas pelo Município na promoção do bem comum.

Em sua fala, Cléia Queiroz, Secretária de Desenvolvimento Social, disse que está sendo feito um trabalho de consolidação de políticas de desenvolvimento social. “Hoje temos um grande leque de atendimento que acolhe as pessoas, para que elas sintam-se como cidadãos participes da sociedade” disse.

Cléia citou os serviços oferecidos, via CRAS- Centro de Referência da Assistência Social e CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (PETI, PRJOVEM, PROJETO CONVIVER, entre outros). A secretária informou que dos 417 municípios baianos, Jaguarari está inclusa entre as 61 cidades que dispõem de serviço de acolhimento de crianças de adolescentes, vítimas de algum tipo de violência física e/ou psíquica.

Clélia também enfatizou a contribuição do Poder Judiciário e do Ministério Público locais, além do apoio do Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. E lembrou que está acontecendo uma fusão do PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com o “Mais Educação”, que os unificará e aprimorará   ações juntos aos seus usuários.

Antônio Nascimento, Prefeito de Jaguarari lamentou o assistencialismo promovido em governos passados, o que segundo ele, “condena a pessoa a dependência e não a deixa se desenvolver”. E disse que sua gestão está mostrando que é desenvolvimento social é para desenvolver e não subordinar.

Antônio Nascimento relatou que seu governo baseia-se na promoção social e não no assistencialismo. E por esta razão a Secretaria, antes denominada de “Ação Social”, passou a ser denominada de Secretaria de Desenvolvimento Social.

Nos dois dias de conferência, diversas atividades foram trabalhadas, como: Leitura e Aprovação do Regimento, Palestra Magna, Socialização e Trabalhos em Grupos.

Também foram escolhidos os delegados titulares que irão participar da Conferência Estadual, são eles: Maria das Graças dos santos Neri e Leandro da Cruz Feitosa. Graciane Rocha da Silva e Mário Alves da Silva ficaram na suplência.

O encerramento da IX Conferência Municipal de Assistência Social foi marcado por uma caminhada, que percorreu algumas ruas da cidade.

Fotos: Clédson Carvalho

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

Compartilhe isso