Com inscrições gratuitas abertas até 5 de junho, um total de 70 vagas é distribuído em três turmas que vão tratar de curadoria, confecção de figurino e coordenação técnica de festivais, em Salvador e Senhor do Bonfim

oficina funarte

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), oferecem neste mês de junho uma série de três oficinas para artistas e profissionais da Dança e do Teatro, trazendo conteúdos de curadoria, confecção de figurino e coordenação técnica de festivais, todas com carga horária de 20 horas. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 5 de junho através do preenchimento de formulários online disponíveis nos links abaixo. As vagas são limitadas e, havendo número excedente de interessados, será feita análise curricular para seleção dos participantes.

Na área de Dança, são duas turmas. A primeira é de Estratégias de Curadoria, que vai acontecer entre os dias 8 e 12 de junho, no Espaço Xisto Bahia, em Salvador, com 20 vagas. A atividade será ministrada pela cearense Andréa Bardawil, conselheira do Festival de Dança de Joinville. Andréa é também coordenadora pedagógica do Encontro Terceira Margem, realizado pela Bienal Internacional de Dança do Ceará, e do Curso Técnico em Dança, uma realização da Secretaria da Cultura, Instituto de Arte e Cultura do Ceará e Senac. Formada em Dança Moderna e Sapateado, ela pesquisa a utilização do corpo no espaço cênico também do teatro. Dirige e coreografa a Cia. da Arte Andanças, a qual integra há mais de 20 anos. A oficina, voltada a diretores e organizadores de festivais, de mostras, de projetos de difusão locais, de festivais de grupos de valsa, entre outros, vai discutir questões que fundamentam e orientam o trabalho qualificado de curadoria de eventos de Dança.

A segunda turma é a de Confecção de Figurino para a Dança, a ser realizada na cidade de Senhor do Bonfim, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, de 10 a 14 de junho, também com 20 vagas, sob condução de Rino Carvalho, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2012 pelo figurino criado para o musical Amor Barato. A oficina se direciona a artistas da dança, membros de grupos e companhias e demais profissionais da área. O ministrante responsável é diretor teatral formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ator formado pela Fundação das Artes, de São Paulo. No seu currículo como ator, atuou em Divinas Palavras, Murmúrios, Cacilda e Os Dois Manecos. Como diretor de teatro, fez Palhaço… Quem?, Navalha na Carne, Luzia e Francisca, O Grito, Troianas, Longe É um Lugar que Não Existe, entre outros espetáculos. Como figurinista e maquiador, esteve também à frente de Rádio Biruta FM, Corpo Cordel, Três Motivos, Extraordinárias Maneiras de Amar, As Ridículas e outros.

Já em Teatro, a oficina Coordenação Técnica – Coluna Vertebral do Festival vai ser ministrada pela atriz, diretora, iluminadora e produtora Fernanda Paquelet nos dias 7, 8 e 9 de junho, também no Espaço Xisto Bahia, em Salvador. São 30 vagas para artistas, produtores e gestores em cultura que queiram saber mais sobre a organização interna de um festival de artes cênicas, com ênfase na coordenação técnica. É importante que o aluno do curso esteja envolvido na organização de algum festival, para que o aprendizado tenha um resultado prático. O objetivo é de ampliar o conhecimento e vocabulário técnicos dos profissionais que trabalham na organização de festivais, melhorar o fluxo da comunicação interna e diminuir os impactos na relação idealização X realização.

Oficinas FUNCEB/Funarte de Dança e Teatro

DANÇA: OFICINA DE ESTRATÉGIAS DE CURADORIA
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER
Ministrante: Andréa Bardawil
Quando: 8 a 12 de junho, sáb, 14h às 18h; dom a qua, 9h às 13h
Onde: Espaço Xisto Bahia (Salvador)

DANÇA: OFICINA DE CONFECÇÃO DE FIGURINO
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER
Ministrante: Rino Carvalho
Quando: 10 a 14 de junho, 9h às 13h
Onde: Centro Cultural Ceciliano de Carvalho (Senhor do Bonfim)

TEATRO: OFICINA COORDENAÇÃO TÉCNICA – COLUNA VERTEBRAL DO FESTIVAL
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER
Ministrante: Fernanda Paquelet
Quando: 7 a 9 de junho, sex, 14h às 22h; sáb, 9h às 12h e 14 às 19h; dom, 9h às 13h
Onde: Espaço Xisto Bahia (Salvador)

INSCRIÇÕES: até as 23h59 de 5 de junho
Quanto: Gratuito
Realização: FDirart/ FUNCEB/ SecultBA/ Funarte/ MinC



Carla Lidiane
(074) 9117-3556
9981-7005
Compartilhe isso