jaguarari vacinajaguarari vacina 1

 

Sábado (20) foi o Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). Como em todo o Brasil, Jaguarari também se mobilizou. Foram 08 postos municipais vacinando o público-alvo (Pilar, Santa Rosa, Juacema, Bairro Odilon Gonçalves, 1° Centro de Saúde, Stand no Calçadão, Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Rua do Açude e Secretaria de Educação)

Segundo a Secretária de Saúde, Priscila Isabela, um dos objetivos da campanha, que começou no dia 15 e, prossegue até 10 de maio, é aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada de 80% em cada grupo-alvo. 

Júlia Brasiliana de Oliveira, 78 anos, moradora do Bairro Odilon Gonçalves não deixou de cumprir com seu dever. Logo cedo se dirigiu ao PSF do bairro e foi imunizada. “Antes, quando eu precisava ir até o Posto de Saúde das Populares, eu não faltava, agora, com um PSF pertinho da minha casa tudo ficou mais fácil. E o atendimento aqui é ótimo” disse.

A 15ª campanha contra a influenza é indiscriminada. Todos os grupos prioritários devem receber a vacina, independente de doses anteriores. É importante que seja atualizada a caderneta ou cartão de vacinação. 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

 

Fotos: Clédson Carvalho.

Compartilhe isso