barragem pindoba transbordando

A água da Barragem de Pindobaçu começa a chegar ao município de Jacobina no dia 19 de abril, como informou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, que recentemente visitou todo o trajeto da adutora, que vai solucionar os problemas de abastecimento de água do município.

Com 60 quilômetros de extensão e quatro estações elevatórias, a adutora terá capacidade de levar cerca de 120 litros por segundo da barragem até a estação de tratamento. A obra, em execução pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), é uma solução emergencial para atender o município, onde os mananciais que abastecem a região sofreram redução drástica de volume. O atendimento à Jacobina também estava sendo realizado pela Embasa por meio de carro-pipa.

A Adutora de Pindobaçu integra o projeto de implantação de um sistema integrado de abastecimento de água para atender as sedes de Jacobina, Saúde e Caém, além de várias localidades da região, por intermédio do Programa Água para Todos. O sistema integrado terá um investimento total de R$ 42 milhões, oriundos de recursos federais e da Embasa. Para a etapa emergencial, foram investidos R$ 5 milhões.

Reprodução espacoaberto.net

Compartilhe isso