combate incendio 1

Após intensificar o combate ao incêndio que atinge desde o último dia 30 de março, a Serra de Nossa Senhora Sant’anna, zona rural do Senhor do Bonfim, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em ação conjunta com o Instituto do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) avaliou nesta sexta-feira (12) a diminuição considerável dos focos de incêndio.

Segundo a técnica do Inema, Fabíola Cotrim, que acompanha as ações em conjunto com os voluntários e efetivo do corpo de bombeiros, apenas um foco ainda persiste na região, mas já segue em faze de controle e monitoramento. Os focos maiores já foram debelados, mas a nossa equipe continua com o monitoramento por ar e por terra para que não haja reignição, deixando claro que somente iremos decretar a extinção e o encerramento da operação após 72 horas de constante avaliação e monitoramento” avaliou Cotrim.

Ainda no final da tarde desta sexta-feira os integrantes do Grupo de trabalho da Campanha Bahia sem Fogo, através de reunião visando avaliar a positividade das ações desenvolvidas no dia, traçará as diretrizes operacionais para a tropa e a aeronave nas próximas ações.

A ação conta com cerca de 40 pessoas, entre bombeiros, voluntários, técnicos do Estado e apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER), com o suporte de dois aviões-tanque do modelo air-tractor, especializado no combate a incêndios com um total de 07 lançamentos de três mil litros de água, além de realizar monitoramento aéreo para subsidiar os rumos da ação.

Fonte: Ascom/Inema

Compartilhe isso