pluviometro automatico

O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério de Ciência e Tecnologia solicitou apoio da Defesa Civil do Estado da Bahia (CORDEC) para realizar uma reunião com os representantes das treze Coordenadorias Municipais de Defesa Civil dos Municípios contemplados no Projeto “Pluviômetros Automáticos”. A reunião ocorrerá hoje (9/4) na Sede da CORDEC.

Os municípios do Estado da Bahia que foram selecionados até o presente momento no projeto, são: Camacan, Candeias, Lauro de Freitas, Nova Viçosa, Salvador, Santa Cruz de Cabrália, Senhor do Bonfim, Maragogipe, Itabuna, Itagimirim, Itapetinga, Itororó e Vitória da Conquista.

O projeto “Pluviômetros Automáticos” tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

Os municípios não contemplados, mas que estejam interessados em participar também podem preencher o cadastro no site do CEMADEN e neste solicitar a possibilidade de inclusão: http://www.cemaden.gov.br/pluviometrosautomaticos/formulario.php

 

Sobre o Pluviômetro.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

A função da entidade parceira será fornecer o local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção (fornecidos pelo Cemaden), zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas.

Ísis Santana

Comunicação
Matrícula: 25542409-9
CORDEC – Coordenação da Defesa Civil do Estado da Bahia.
71 3116 – 3970 | Fax: 3371 – 6655
www.defesacivil.ba.gov.br

Compartilhe isso