graos de milho 1

 

Os municípios baianos que estão em emergência por causa da longa estiagem têm até o próximo dia 31 para solicitar vistoria de perda de safra e, assim, garantir o recebimento do auxílio do Garantia Safra aos seus agricultores. Também neste dia se encerra o prazo para indicação do técnico vistoriador, que determina se houve ou não perda.

 

A responsabilidade, tanto sobre a solicitação quanto a indicação do técnico, é da prefeitura municipal. Caso o prazo determinado não seja cumprido, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será entendido que o município não sofreu perda de produção e, portanto, não poderá receber o recurso.

 

O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia e coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, Rui Costa, alerta sobre a necessidade de as prefeituras estarem atentas, para garantir o auxílio aos agricultores. “O Garantia Safra é uma importante ação emergencial, que dá mais conforto e segurança ao pequeno agricultor. É essencial que as prefeituras municipais não percam o prazo, para assegurar que o recurso chegue a quem realmente precisa”.

Compartilhe isso