brasil sorridente jaguararibrasil sorridente jaguarari 1

 

A equipe do Programa Brasil Sorridente de Jaguarari – compostas pelos cirurgiões-dentistas Bruno Vieira e Tiago Araújo – realizou em Jacema reunião que integra ações de promoção e prevenção à saúde bucal. O evento aconteceu na sexta-feira, dia 22 de março, às19h no centro de reunião da Igreja Católica.

A reunião teve também, a participação da Fonoaudióloga, Drª Nayse Oliveira, especialista em Motricidade Orofacial.

Durante a reunião, a Drª Nayse explicou para as mães de crianças que possuem algum tipo de problemas relacionados com a voz e a respiração, distúrbio ou problema de linguagem, que esses males podem ter relação com problemas dentários e que se não são tratados em tempo, podem causar problemas à saúde das crianças.

Acerca da saúde dos adultos tratou-se da rouquidão, respiração, articulação, ressonância, relaxamento e temas esclarecedores como ronco, disfonias e alterações auditivas.

Além das dicas de saúde a reunião serviu para explicar como funciona o Programa Brasil Sorridente e de que forma os moradores de Juacema e adjacências serão contemplados.

E mais do que promover a prevenção de doenças bucais, o “Brasil Sorridente” distribui gratuitamente próteses dentárias à população de baixa renda. Ao todo, mensalmente, vinte pacientes do município de Jaguarari são beneficiados com as próteses entregues no I Centro de Jaguarari.

É critério de participação no programa o cadastramento junto ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Para tanto, são necessários: documentos pessoais (CPF, RG e Cartão SUS). Após esse cadastramento, os beneficiários devem comparecer na Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela marcação de consulta com dentista. E por meio de exame detecta-se a necessidade ou não do uso de prótese dentária. Detectada a necessidade, a prótese é confeccionada.

 

Fotos: Luiz Augusto (Sec. de Desenvolvimento Social)

Texto: Cledson Carvalho – DRT 4619.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

Compartilhe isso